Com o tema ‘Por uma sociedade mais justa, igualitária e livre de toda forma de exploração e opressão’, estudantes da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, situada na Arne 44 (409 Norte), produziram vídeos curtos para celebrar o Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
Os vídeos criados serão exibidos à comunidade escolar e, em seguida, haverá uma votação que segue até a próxima quinta-feira, 20, para escolha do mais impactante e criativo. A turma vencedora será premiada com um passeio cultural, ainda a ser definido.
As produções envolveram diretamente os estudantes por meio da captação em audiovisual de relatos, pesquisas e reflexões sobre experiências de racismo no Tocantins e no ambiente escolar.
Segundo a diretora da escola, Ana Paula Santos, a proposta foi planejada e desenvolvida pelos próprios alunos, que ficaram responsáveis por definir temas, roteiros e diálogos, com o acompanhamento multiprofissional da escola. “A maioria dos vídeos fala do racismo na escola e da importância do respeito às diferenças. Também incentivamos que as produções apresentassem referências históricas de personalidades que atuaram ou atuam na luta antirracista, tanto locais quanto nacionais, e o resultado foi muito positivo”, comentou a diretora.
Texto: Milena Botelho
Edição: Iara Cruz
Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…
O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…
Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…
Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…
Assistência Social de Palmas realiza mais de 97 mil atendimentos em 2025 e reforça papel…