Categories: Palmas

Alunos da rede municipal de ensino de Palmas participam do Festival Paralímpico Loterias Caixa | Prefeitura Municipal de Palmas


Alunos da rede municipal de ensino de Palmas participam do Festival Paralímpico Loterias Caixa

Objetivo é proporcionar experiências práticas no esporte e ampliar a conscientização sobre o movimento paralímpico no país

Cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino de Palmas irão participar no sábado, 20, das 9 às 12 horas, do Festival Paralímpico Loterias Caixa. As competições de goalball, parabadminton e atletismo serão realizadas na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na quadra Arse 132 (1306 Sul), com a participação de crianças e adolescentes com deficiência física, visual e/ou intelectual e também sem deficiência, na proporção de 20% do total de competidores. 

Os atletas do Instituto Reviver farão uma participação especial de incentivo aos estudantes palmenses das escolas municipais Darcy Ribeiro, Monteiro Lobato, Degraus do Saber, Tom Jobim, Francisca Brandão, Antônio Gonçalves, Vinicius de Moraes e Henrique Talone.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa tem como objetivo proporcionar experiências práticas no esporte e ampliar a conscientização sobre o movimento paralímpico no país, e acontecerá em todos os estados em referência ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, proporcionando atividades paralímpicas de forma lúdica.

O evento foi realizado pela primeira vez em 2018. Em 2024, o número recorde de inscritos totalizou mais de 44 mil crianças em duas edições, em um total de 120 núcleos. Em Palmas, o festival será realizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e o Centro de Referência Paralímpico Tocantins, com participação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Além das medalhas aos vencedores de cada modalidade, todas as crianças e voluntários receberão camisetas com a logomarca do evento.

“Será um dia memorável. Esperamos que grande parte dos participantes, alunos e comunidade escolar, despertem para as atividades adaptadas a pessoas com deficiência, e com isso haja uma maior inclusão no esporte”, considera a diretora de Atendimento Educacional Especializado da Semed, Antonia Neta.

Texto: Rogério Franco

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO fecha 2025 com recordes conquistados em ações com foco na sustentabilidade

Com sustentabilidade, responsabilidade social e eficiência ambiental incorporadas à rotina institucional, o Tribunal de Justiça…

17 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Everaldo José Silva Dourado, pai do servidor Renato Silveira Dourado

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento do senhor Everaldo…

19 horas ago

Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026 Entrevista…

19 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Patrícia Moreira Ribeiro, irmã do servidor Rondinelli Ribeiro

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento de Patrícia Moreira…

20 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Agenor Ribeiro Lopes, pai do servidor Agenor Filho

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento do senhor Agenor…

21 horas ago

Prefeitura de Palmas antecipa salário de dezembro para esta quarta-feira, 24 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas antecipa salário de dezembro para esta quarta-feira, 24 Pagamento beneficia mais de…

1 dia ago