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Alunos da rede municipal de Palmas se preparam para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas


Alunos da rede municipal de Palmas se preparam para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2025

Estudantes se concentram em estudar lógica e programação, entre outros conteúdos, para alcançar o objetivo da competição de construir um robô autônomo, utilizando o Kit Lego Education

Está em andamento nesta quarta-feira e quinta-feira, 20 e 21, a preparação de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Monsenhor Pedro Pereira Piagem, de Palmas, para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025, que acontecerá no dia 6 de setembro. O objetivo é capacitar os estudantes para projetar, construir e programar um robô autônomo, utilizando o Kit Lego Education. Duas turmas estão inscritas na modalidade Prática Robótica de Resgates, desenvolvendo atividades nos períodos da manhã e da tarde. A preparação se iniciou no dia dia 13 agosto e segue até o próximo dia 4 de setembro.

O treinamento prevê o desenvolvimento de habilidades em lógica e programação, resolução de problemas, mecânica e trabalho em equipe, uma proposta que está sendo desenvolvida com a parceria da ETI Monsenhor Pedro Piagem com o Serviço Social da Indústria (Sesi), por meio do projeto ‘Escola Sesi de Referência’, que visa oferecer uma educação de excelência, com foco no desenvolvimento integral do aluno e preparando-o para os desafios do futuro.

A primeira semana de preparação foi de alinhamento entres as equipes e apresentado aos alunos o regulamento da OBR 2025. Nos próximos encontros haverá atividades que levarão as equipes a discutir sobre algoritmos e programação, a realizarem testes diversos, simulações cronometradas em arena oficial e a elaboração de um plano de jogo.

Para o desenvolvimento do projeto, o professor de Letramento Científico, Cultura e Sociedade e Projeto de Vida e Ensino religioso, Jakson Sousa, buscou parcerias com instituições como o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e o Sesi. “Este projeto tem mudado a rotina das aulas da escola, motivando e diversificando a forma de ensinar, bem como trazendo uma realidade que parecia distante para muitos alunos”, explica o professor.

Texto: Juscelene Melo
Edição: Juliana Matos

Projeto é desenvolvido em parceria com a ‘Escola SESI de Referência’ – Foto: Divulgação



FONTE

Tribuna do Tocantins

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