Os estudantes Carlos Henrique Gomes da Silva, Nicolly Carvalho Lima e Yasmim Gabrielly dos Santos Silva, da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Luiz Gonzaga, foram classificados para a etapa nacional do 3º Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae. A competição será realizada em Belém (PA), entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro, reunindo os melhores projetos de todo o Brasil.
A equipe conquistou a vaga com o projeto ‘Voluntários em Ação Promovendo a Leitura’, desenvolvido na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Cora Coralina sob orientação da secretária-geral da unidade, Maria da Conceição Morais Sousa.
Ela explica que a proposta incentiva não apenas o hábito da leitura entre as crianças, mas também valores de cooperação, criatividade e consciência ambiental. “Utilizamos fábulas em atividades que envolvem leitura compartilhada, discussão de palavras novas, encenação teatral e confecção de figurinos com roupas doadas pela comunidade. Dessa forma, o projeto une educação, arte e sustentabilidade”.
Segundo Maria da Conceição, o projeto começou em 2023, quando ela atuava como auxiliar de biblioteca na ETI Luiz Gonzaga. Na época, os alunos do 8º e 9º ano ajudavam na organização do acervo e em tarefas administrativas, como forma de primeira experiência para o mercado de trabalho. “Com a minha transferência para a ETI Cora Coralina, convidei os alunos para continuarem o projeto. Aqui, os jovens voluntários, chamados de monitores, ampliaram sua atuação, apoiando também o reforço escolar e atividades administrativas”.
Em 2024, a equipe já havia ficado entre as seis melhores do desafio. Neste ano, ao incluir o projeto de leitura, conquistou o primeiro lugar na etapa estadual, garantindo a vaga para representar o Tocantins na fase final. Além do reconhecimento, cada integrante recebeu R$ 500,00 e uma viagem para Belém. Na etapa nacional, a premiação será: viagem para o México para o 1º lugar; notebook para o 2º lugar; e celular para o 3º lugar.
“A conquista do primeiro lugar foi recebida com surpresa e alegria pela equipe. Como muitas equipes apresentaram soluções digitais, achamos que não seríamos escolhidos. Quando anunciaram nosso grupo como vencedor, ficamos emocionados e orgulhosos de ver que uma ideia simples, feita com dedicação, pode gerar um impacto importante”, destacou Maria da Conceição.
Texto: Iolete Marques
Edição: Denis Rocha
25/11/2025 - 22:17 Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Reunião do Conselho de Ética…
Agência de Regulação de Palmas aplica multa à BRK por reincidência Extravasamento de esgoto e…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participou, no último sábado (22/11), da inauguração do…
25/11/2025 - 18:06 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Discussão do parecer do relator, deputado Moses…
Educação de Palmas reúne técnicos para elaborar o Plano de Formação Continuada de 2026 Ações…
25/11/2025 - 18:06 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Discussão do parecer do relator, deputado Moses…