Categories: Estado

Ao abrir 3º Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária, desembargadora Ângela Prudente pede apoio de municípios a associações e cooperativas


Conscientizar os gestores municipais do Tocantins sobre a importância do apoio para criação e  a estruturação das associações e cooperativas que trabalham com reciclagem de resíduos sólidos. Esse foi o pedido ressaltado pela desembargadora Ângela Prudente, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), aos gestores municipais durante a terceira edição Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária, realizada nesta sexta-feira (30/6), no estacionamento do TJTO. 

“Apoio efetivo, de consultoria em relação à legalidade da criação dessas associações e cooperativas, e a gente espera contar, nesse sentido, com a ajuda dos órgãos parceiros, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e demais participantes da Rede TO Sustentável para podermos prestar uma assessoria às vezes até mais presente para os catadores”, frisou a desembargadora, lembrando que vários municípios já têm materiais passíveis de serem reciclados. 
“Por isso é importante esse engajamento de todos, pois sabemos que não é fácil, mas podemos aceitar esse desafio e vencê-lo”, pediu a desembargadora Ângela Prudente.

O Drive Thru encerra as ações do Junho Ambiental, mês dedicado à  sustentabilidade e ao meio ambiente, numa parceira com a Rede TO Sustentável e uma realização do Poder Judiciário do Tocantins, por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa).

Juliana Ferreira, servidora do Judiciário, participa pela segunda vez do Drive Thru

 

A iniciativa envolveu servidores do Judiciário. “Trouxe garrafas pet e garrafas de vidro, caixas de leite, papelão e embalagens plásticas. É a segunda vez que participo aqui no TJTO, mas este já é um costume da minha casa, separar os resíduos recicláveis e descartar no ponto de coleta que fica na quadra 202 sul. Para mim representa um cuidado com nosso mundo porque na realidade o ‘jogar fora’ não existe”, ressaltou Juliana Ferreira, técnica judiciária e atualmente Chefe de Divisão na Corregedoria Geral da Justiça.

 

Instituições e entidades destacam importância das ações do TJTO

 

“Vale muito a pena, é preciso chamar atenção da sociedade. A partir do momento que o Poder Judiciário incentiva essa ação, ela ganha mais força, e a DPE-TO também está fazendo sua parte através do público interno, para que eles se sensibilizem com esses tipos de ações e realmente separar os materiais reciclados. Precisamos chamar a atenção da sociedade e, em contrapartida, auxiliar as pessoas que necessitam disso para sobreviver, o que é super importante.”

 

Maurina Santana, servidora da Central de Atendimento à Família da DPE-TO

 

 

“Muito importante essa questão do uso consciente dos materiais, da realização deles para outros fins, ter uma finalização deles, pois muitas das vezes são só despejados nos lixões e não têm uso consciente. Então a reciclagem promove a realização desse uso consciente.”

Gustavo Corrêa, engenheiro civil da ATS

 

Três anos de Drive Thru

O Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária já está virando tradição no Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), outras edições vêm sendo realizadas desde 2021, firmando o compromisso da Instituição com a responsabilidade socioambiental.

Em 2021, a ação arrecadou cerca de 1,2 toneladas de resíduos reaproveitáveis, que foram doados para as cooperativas Associação RecicloPalmas, Ascampa, Ascamares, e Cooperan. Na ocasião, também foram entregues 230 cestas básicas às instituições beneficiadas pela ação, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel para que pudessem se proteger da Covid-19. Além disso, os catadores de recicláveis também receberam atendimento do Espaço Saúde do TJTO com medição da pressão arterial e teste de glicemia.

Já no ano seguinte, em 2022, a edição foi realizada no estacionamento do Fórum da Comarca de Palmas e arrecadou cerca de 1,6 toneladas de resíduos, que foram doados para associações de catadores.

Neste ano, em 2023, a ação chegou no interior e o Fórum da Comarca de Alvorada realizou uma edição do Drive-thru da Coleta Seletiva Solidária. A iniciativa foi realizada em cumprimento a agenda do Projeto Alvorada Sustentável, além de fazer parte também das programações do Junho Ambiental, assim como a edição realizada nesta sexta-feira (30).



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Judiciário do Tocantins reforça que importunação sexual é crime

Em meio às festas, blocos e celebrações do Carnaval, o Tribunal de Justiça do Tocantins…

1 dia ago

Judiciário do Tocantins funciona em regime de plantão durante o Carnaval

Durante o período do Carnaval, o Poder Judiciário do Tocantins atuará em regime de plantão,…

1 dia ago

Ação inédita une os três Poderes do Brasil no enfrentamento ao feminicídio

Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alchmin,…

1 dia ago

CGJUS abre calendário correicional de 2026 destacando diálogo, acessibilidade e fortalecimento do 1º grau

“A correição é um momento de diálogo, escuta e construção conjunta. A Corregedoria está à…

1 dia ago

Diretor Geral da Esmat é homenageado com medalhas da Esmam e da Emerj na abertura do LXII Copedem

Teve início na manhã desta quinta-feira (12/2), em São Luís (MA), a 62ª edição do…

2 dias ago

Carnaval vira estratégia de negócio e amplia oportunidades para pequenos empreendedores em 2026 | ASN Tocantins

O Carnaval no Brasil, historicamente associado à festa e à celebração popular, é também considerado…

2 dias ago