Noventa e oito candidatos aprovados no concurso da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) iniciam, na próxima segunda-feira, 7, às 8 horas, a Fase de Armamento e Tiro do Curso de Formação de Guardas. As aulas serão ministradas no Instituto 20 de Maio (IVM), no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e no stand de tiro do Quartel da GMP.
Treinamento
A capacitação inclui aulas teóricas e práticas, abordando legislação de armas, fundamentos do tiro, manutenção de armamento e procedimentos operacionais. Com 208 horas de treinamento, sendo 74 horas teóricas e 134 horas de prática, os agentes são preparados para o uso seguro e responsável de armas de fogo, seguindo os princípios do uso progressivo da força.
Avaliação psicológica
Antes do início da formação, todos os candidatos passaram por avaliação psicológica realizada por profissionais credenciados pela Polícia Federal (PF), requisito obrigatório para o porte e manuseio de armas de fogo.
De acordo com o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, a fase de armamento e tiro é um marco fundamental na qualificação dos guardas metropolitanos. “Esta é a última etapa do Curso de Formação, e, ao concluí-la, os guardas estarão aptos a atuar na segurança pública municipal de maneira eficaz e responsável”, destacou.
Texto: Márcio Greick
Edição: Wédila Jácome
Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…
“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…
Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…
Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária Projeto…
09/09/2025 - 17:39 Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Reunião da Comissão Mista de…
O juiz José Roberto Ferreira Ribeiro, da 1ª Vara Cível de Colinas do Tocantins, sentenciou…