A parceria entre a Liga do Bem, grupo de voluntários formado por colaboradores do Senado, e a Associação Pestalozzi deu os primeiros frutos. Nesta segunda-feira (20), sete atendidos da instituição visitaram o Senado Federal e concluíram a 1ª Oficina Legislativa do Bem. Os alunos também formularam e submeteram três ideias legislativas ligadas à pauta de acessibilidade, por meio da Ouvidoria do Senado e do Portal e-Cidadania.
A coordenadora da Liga, Patrícia Seixas, sublinhou o papel do voluntariado no fortalecimento da cidadania.
— Nosso objetivo é continuar a servir de inspiração. O mais importante é incluir as pessoas no processo legislativo. Eles também estão lutando por seus direitos e nós viabilizamos a eles essa oportunidade — diz.
No final da oficina, os alunos foram saudados com vídeos de apoio e agradecimento dos senadores Romário (PL-RJ), Paulo Paim (PT-RS) e Plínio Valério (PSDB-AM).
A Associação Pestalozzi de Brasília opera na capital desde novembro de 1965 e desenvolve atendimento especializado nas áreas de educação, saúde e assistência social. O público-alvo são pessoas com deficiências funcionais acentuadas e diagnóstico clínico de deficiência intelectual ou deficiência múltipla. Atualmente, são 120 atendidos.
Educadora social da instituição há um ano, Cleia Silva Pedreira se emocionou com a resposta positiva dos alunos. Para ela, foi um momento de inclusão efetiva proporcionada pelo Senado.
— É maravilhoso eles poderem se expressar. Trabalhamos neles sempre a autonomia e a capacidade de serem ouvidos. Essa é a verdadeira acessibilidade — elogia.
Walisson Batista é atendido há cerca de um ano e participou da formulação de um projeto de lei sobre acessibilidade em banheiros públicos.
— Na rodoviária, por exemplo, se o elevador está quebrado, menos gente tem acesso. É bom também ter sinais sonoros e táteis para deficientes visuais nos acessos das escolas, de maneira geral — defendeu.
Outro atendido, Luciano Rocha, auxiliou na proposta de criação de um transporte público exclusivo e adaptado a PCD com mobilidade reduzida. Ele se diz bastante ativo, inclusive pretende participar de competições de atletismo da Pestalozzi em junho, mas sente prazer em advogar pelos menos favorecidos.
— As pessoas com deficiência precisam desse transporte nas escolas de todo o Brasil. Temos de correr atrás e precisamos do transporte para todas as escolas de ensino especial — reforça.
As ideias legislativas que recebem 20 mil apoios em 4 meses são encaminhadas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e formalizadas como sugestões legislativas, podendo em seguida tramitar como projeto de lei, se receber parecer positivo e for aprovada na comissão.
A Oficina Legislativa é um serviço aberto a qualquer sala de aula. A página disponibiliza planos de aulas para professores usarem da forma que for mais adequada para rotina educacional. O coordenador do e-Cidadania, Alisson Queiroz, celebra a conclusão da primeira etapa da parceria com a associação e projeta uma expansão para o futuro. Ele ressalta que, como as oficinas são gratuitas e ficam disponíveis on-line, as filiais da instituição por todo o Brasil podem usar o material.
— Essa oficina foi para eles se familiarizarem com o projeto. O conteúdo fica disponível no site para qualquer um fazer a qualquer momento. A vantagem é justamente não depender de um servidor sempre acompanhar presencialmente — declarou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…
Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…
Prefeitura de Palmas articula criação do Comitê Permanente de Combate ao Assédio Sexual e Moral…
Prefeitura de Palmas inicia trabalho multissetorial do Programa de Parcerias e Investimentos Reunião contou com…
FCP divulga lista de eleitos para câmaras setoriais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de…
Prefeitura de Palmas adota castração como estratégia para mais saúde e controle populacional de cães…