A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (27) projeto que permite a organização do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em subdivisões físicas, como volumes, seções ou tomos. O projeto de lei (PL 4.746/2023), da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União–TO) e agora segue para o Plenário do Senado.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — ou Livro de Aço, pois a obra de fato é formada por páginas de aço — fica no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Criado em 1992, o Livro reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada no Congresso.
A relatora explicou em seu voto que a adoção dessas subdivisões não vai interferir nos critérios de inclusão de nomes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, mas aprimorará a forma como serão apresentados, preservados e organizados.
— Com o passar do tempo, o número de homenageados tende a crescer, resultando na necessidade de um espaço físico mais abrangente para acomodar adequadamente todos os nomes que merecidamente são inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A proposta de permitir a subdivisão deste livro em volumes, seções ou tomos surge como uma solução prática e eficiente para garantir a continuidade dessa honraria, sem comprometer a integridade e a solenidade que o instrumento representa.
A comissão aprovou ainda requerimento (REQ 80/2024 – CE) do senador Paulo Paim (PT-RS) para realização de audiência pública com o tema “as cotas étnico-raciais nos programas e ações do Ministério da Cultura”. Ele sugeriu como convidados do evento os representantes dos ministérios da Cultura, da Educação, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania. A data do evento ainda não foi divulgada.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Cabos de iluminação de LED instalados este ano no Jardim Taquari são furtados Quase 300…
No lugar da rotina de processos e prazos, esta quarta-feira (29/10) foi marcada por um…
Previpalmas apresenta balanço de análise de processos e registra 615 análises concluídas em 2025 Relatório…
Guardas metropolitanos de Palmas realizam ato de solidariedade no Hemocentro Mobilização teve adesão de 23…
Representantes do Poder Judiciário e de instituições da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) se reuniram…
Município de Palmas realiza capacitação sobre manejo da tuberculose Curso é destinado a médicos e…