Categories: Política

Avança projeto que inclui escolas federais em programas de merenda e transporte — Senado Notícias


Os senadores da Comissão de Educação (CE) aprovaram nesta terça-feira (26) o projeto que inclui escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos programas nacionais de alimentação escolar e de transporte escolar (PL 3.096/2024). Como foi aprovado em decisão teminativa, o projeto pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.

A proposta altera o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) (Lei 10.880, de 2004) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) (Lei 11.947, de 2009), incluindo a previsão de repasses anuais de recursos financeiros às escolas da rede federal no âmbito dos programas. A autoria é da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), com relatório favorável do senador Flávio Arns (PSB-PR).

No caso do Pnate, os recursos serão destinados aos alunos de educação básica da rede federal residentes em área rural. O montante dos recursos será calculado com base no número de alunos nessas condições que utilizem transporte oferecido pelas escolas. O projeto acrescenta também a possibilidade de terceirização dos serviços de alimentação escolar nas escolas federais que forem atendidas pelo Pnae.

A rede federal abrange os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de Minas Gerais e Rio de Janeiro, as escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.

Na justificativa do projeto, Dorinha explica que tanto o Pnate quanto o Pnae são iniciativas federais suplementares às ações dos governos estaduais, municipais e do Distrito Federal. Porém, como as escolas profissionalizantes federais não são financiadas por essas esferas de governo, mas sim diretamente pela União, elas acabam não sendo contempladas pelos repasses dos programas.

— Na Câmara, vamos trabalhar para que o projeto seja aprovado até meados do ano que vem. Assim, ele entrará em execução a partir de 2026. Muita gente imagina que a rede federal já seja atendida e essa não é uma realidade. Além do problema da alimentação escolar, temos também outro problema com o transporte escolar. Em muitos casos, os alunos não têm como chegar nas escolas da rede federal — alertou a senadora.

O projeto não precisará passar pelo Plenário do Senado, a menos que haja recurso para que isso aconteça, assinado por pelo menos nove senadores. O prazo para o recurso é de cinco dias úteis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas reforça manutenção de estradas vicinais durante período chuvoso | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reforça manutenção de estradas vicinais durante período chuvoso Serviços de terraplanagem garantem…

12 minutos ago

TJTO participa de reunião nacional sobre Linguagem Simples no Poder Judiciário

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) participou, nesta terça-feira (16/12), da 2ª…

34 minutos ago

Palmas acelera obras e transforma bairros de Norte a Sul com infraestrutura, mobilidade e espaços públicos renovados | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas acelera obras e transforma bairros de Norte a Sul com infraestrutura, mobilidade e espaços…

1 hora ago

Com a conclusão de reforma e ampliação, Unidade de Saúde da Arne 53 retoma atendimentos | Prefeitura Municipal de Palmas

Com a conclusão de reforma e ampliação, Unidade de Saúde da Arne 53 retoma atendimentos…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas intensifica serviço de tapa-buracos em diversas regiões da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas intensifica serviço de tapa-buracos em diversas regiões da cidade Ação teve início…

2 horas ago

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova PEC que fortalece a polícia científica e avança na segurança pública • Senadora Professora Dorinha

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (16), em dois turnos, a Proposta de Emenda à…

2 horas ago