Categories: Palmas

Avenida comercial do Jardim Aureny II recebe iluminação de LED | Prefeitura Municipal de Palmas


Avenida comercial do Jardim Aureny II recebe iluminação de LED

Modernização das luminárias do canteiro central da Av. Goiás faz parte do compromisso da Prefeitura de Palmas em modernizar a iluminação pública da cidade

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), deu início ao projeto de eficiência energética na Avenida Goiás, no Jardim Aureny II, região sul da Capital. A ação faz parte do compromisso da gestão municipal em modernizar a iluminação pública da cidade e contempla a instalação de 23 postes com 46 luminárias de tecnologia LED distribuídas ao longo do canteiro central da avenida.

Além de contribuir para a economia de energia pública, a nova iluminação traz benefícios importantes para a população. A iluminação de LED proporciona maior clareza e uniformidade na luz, reduzindo pontos de sombra e melhorando a sensação de segurança dos pedestres e motoristas que circulam pela avenida. Ledd Marques, serralheiro que atua na Avenida Goiás há um ano, reforça os impactos positivos da iniciativa. “Com essa nova iluminação, a visibilidade fica bem melhor e a avenida do nosso setor fica muito mais bonita”, destacou.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro, o projeto de modernização da iluminação pública é uma prioridade da gestão, que já levou melhorias a diversos setores da cidade. “Nosso trabalho já beneficiou áreas do Jardim Taquari, da região sul e do Plano Diretor. A instalação das luminárias LED na Avenida Goiás é mais um passo importante nessa jornada, que continuará com a expansão gradual da melhoria da iluminação em toda a cidade”, enfatizou.

Sustentabilidade ambiental

Os LEDs são uma ótima opção de iluminação porque não contêm metais pesados, como o mercúrio, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, eles são muito eficientes, convertendo até 95% da energia que consomem em luz, o que significa que gastam menos energia para iluminar os espaços.

Outra vantagem é que os LEDs duram bastante tempo, o que ajuda a diminuir a quantidade de resíduos gerados com a troca de lâmpadas. Estudos mostram que, ao usar iluminação de LED, é possível evitar a emissão de até 0,4 toneladas de CO₂ ao longo de 20 anos por cada ponto de luz, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.

Texto: Alcione Luz

Edição: Juliana Matos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

1 minuto ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

55 minutos ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

1 hora ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

2 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

2 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

2 horas ago