Categories: Palmas

Avenida comercial do Jardim Aureny II recebe iluminação de LED | Prefeitura Municipal de Palmas


Avenida comercial do Jardim Aureny II recebe iluminação de LED

Modernização das luminárias do canteiro central da Av. Goiás faz parte do compromisso da Prefeitura de Palmas em modernizar a iluminação pública da cidade

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), deu início ao projeto de eficiência energética na Avenida Goiás, no Jardim Aureny II, região sul da Capital. A ação faz parte do compromisso da gestão municipal em modernizar a iluminação pública da cidade e contempla a instalação de 23 postes com 46 luminárias de tecnologia LED distribuídas ao longo do canteiro central da avenida.

Além de contribuir para a economia de energia pública, a nova iluminação traz benefícios importantes para a população. A iluminação de LED proporciona maior clareza e uniformidade na luz, reduzindo pontos de sombra e melhorando a sensação de segurança dos pedestres e motoristas que circulam pela avenida. Ledd Marques, serralheiro que atua na Avenida Goiás há um ano, reforça os impactos positivos da iniciativa. “Com essa nova iluminação, a visibilidade fica bem melhor e a avenida do nosso setor fica muito mais bonita”, destacou.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro, o projeto de modernização da iluminação pública é uma prioridade da gestão, que já levou melhorias a diversos setores da cidade. “Nosso trabalho já beneficiou áreas do Jardim Taquari, da região sul e do Plano Diretor. A instalação das luminárias LED na Avenida Goiás é mais um passo importante nessa jornada, que continuará com a expansão gradual da melhoria da iluminação em toda a cidade”, enfatizou.

Sustentabilidade ambiental

Os LEDs são uma ótima opção de iluminação porque não contêm metais pesados, como o mercúrio, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, eles são muito eficientes, convertendo até 95% da energia que consomem em luz, o que significa que gastam menos energia para iluminar os espaços.

Outra vantagem é que os LEDs duram bastante tempo, o que ajuda a diminuir a quantidade de resíduos gerados com a troca de lâmpadas. Estudos mostram que, ao usar iluminação de LED, é possível evitar a emissão de até 0,4 toneladas de CO₂ ao longo de 20 anos por cada ponto de luz, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.

Texto: Alcione Luz

Edição: Juliana Matos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO recebe comitiva do TJBA para compartilhar experiências com o sistema eproc

Em processo de implantação do sistema eproc, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) visita…

6 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social para orientação e apoio a indígenas venezuelanos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social para orientação e apoio a indígenas venezuelanos Trabalho foi…

6 horas ago

Lei estabelece cota para mulheres em conselhos de administração de estatais — Senado Notícias

Entrou em vigor a Lei 15.177/2025, que estabelece a reserva mínima de 30% das vagas…

6 horas ago

Prefeito Eduardo Siqueira acompanha avanço de grandes obras no Distrito Industrial de Taquaralto e acesso à região norte | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira acompanha avanço de grandes obras no Distrito Industrial de Taquaralto e acesso…

6 horas ago

estudante de 21 anos vai a júri popular acusado de tentativa de feminicídio contra ex-namorada

Em decisão nesta terça-feira (23/7), o juiz Fábio Costa Gonzaga, da Comarca de Guaraí, pronunciou…

7 horas ago

TJTO realiza reunião colaborativa para debater sugestões às Metas Nacionais do Judiciário 2026

Com duas salas virtuais lotadas e transmissão ao vivo, o Tribunal de Justiça do Tocantins…

8 horas ago