Neste 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Trânsito, data voltada à conscientização social sobre os cuidados que motoristas e pedestres devem ter no trânsito. Ao longo deste mês, até a última quarta-feira, 24, as equipes operacionais da Secretaria de Mobilidade Urbana de Palmas (Semob) registraram mais de 400 atendimentos, entre acidentes de trânsito com vítimas, perturbação do sossego por som automotivo, estacionamento irregular, além de escoltas e ações de segurança viária.
No mesmo período, foram realizadas 15 blitze repressivas, número que, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Francisco Seixas, evidencia o compromisso da Prefeitura de Palmas com a proteção da vida no trânsito. “Nosso trabalho, além de orientar, é também coibir comportamentos que colocam em risco passageiros, pedestres e condutores”, destaca.
Dados operacionais
De 1º a 24 de setembro, a Gerência de Controle e Manutenção Semafórica da Semob realizou rondas diárias e promoveu manutenção em pelo menos oito semáforos, com troca de peças.
Durante as fiscalizações, blitze e atendimentos a ocorrências,16 veículos foram removidos ao pátio; 161 testes de etilômetro foram aplicados, dos quais apenas três tiveram resultado positivo e quatro pessoas foram conduzidas à delegacia para os devidos procedimentos legais. Ao todo, foram contabilizados 414 atendimentos.
Educação para o Trânsito
As ações da Mobilidade Urbana também tiveram como foco a formação cidadã. Na terça-feira, 16, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho da Alegria, no Santa Bárbara, receberam a visita da equipe de agentes de trânsito, com destaque para a personagem ‘Agente Mobilete’. Por meio de brincadeiras e dinâmicas pedagógicas, as crianças aprenderam noções básicas de cidadania no trânsito.
Na quinta-feira, 18, foi a vez da ETI Beatriz Rodrigues receber a dupla de palhaços Batatinha & Cocada, além do mascote Amarelinho. Na sexta, 19, a ação ocorreu na ETI Olga Benário. As atividades seguiram até quarta, 24, na ETI Fidêncio Bogo, ETI Santa Bárbara e ETI Luiz Rodrigues Monteiro, respectivamente. Nesta quinta, 25, as palestras foram realizadas na escola Uperim.
Para o gerente de Educação para o Trânsito, Neto Portelinha, a integração entre fiscalização e conscientização é essencial: “Não se trata apenas de punir, mas também de educar. Sem a instrução, sobretudo desde a infância, grande parte do esforço pela preservação da vida no trânsito perde força a longo prazo”.
Texto: Samuel Cunha – estagiário sob a orientação do jornalista Abelson Ribeiro
Edição: Iara Cruz
Política educacional da ETI Fidêncio Bogo inspira educadores de vários estados da Região Norte do…
Prefeitura de Palmas promove mostra de iniciação científica com crianças da Educação Infantil Evento acontecerá…
O Senado sediou, na manhã desta quinta-feira (25), a cerimônia de abertura do 17º Encontro…
Com o objetivo de reduzir os impactos de eventuais demandas relacionadas a descontos indevidos em…
Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas apresenta balanço do 2º quadrimestre de 2025 Dados…
O Tribunal do Júri de Miranorte decidiu pela condenação do lavrador Vercilei Bueno dos Santos,…