Categories: Palmas

Brilho das escolas municipais encanta público no primeiro dia do 33º Arraiá da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas


Brilho das escolas municipais encanta público no primeiro dia do 33º Arraiá da Capital

Projeto São João Vem de Berço tem como objetivo resgatar e valorizar as tradições juninas entre os jovens

Com muita música alegre, no compasso da sanfona e no brilho dos figurinos coloridos, teve início, nesta quarta-feira, 25, a 33ª edição do Arraiá da Capital, que já conquistou lugar cativo no coração e no calendário cultural de Palmas. A abertura oficial da festança do maior encontro de juninas do Tocantins foi marcada pelo espetáculo das apresentações de 12 escolas da rede municipal de ensino, que integram o projeto ‘São João Vem de Berço’, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e da Secretaria Municipal da Educação (Semed), com apoio do Instituto Pizada da Butina e da Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto).

Idealizado no período pós-pandemia, o projeto tem como objetivo resgatar e valorizar as tradições juninas entre os jovens. Com a participação de mais de 400 estudantes, a iniciativa promove o conhecimento e o interesse pela cultura das festas de São João, fortalecendo não apenas a preservação dessa herança cultural, mas também incentivando o aprendizado, a expressão artística e a integração comunitária.

A noite foi marcada por verdadeiros espetáculos de criatividade, cores e coreografias, apresentados pelos alunos das Escolas de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, ETI Eurídice Ferreira de Mello, ETI Luiz Gonzaga, ETI Anísio Spínola Teixeira, ETI Daniel Batista, ETI Caroline Campelo, ETI Padre Josimo Morais Tavares, ETI Margarida Lemos além das escolas Beatriz Rodrigues, Darcy Ribeiro, Jorge Amado e Lúcia Sales Pereira Ramos.

Espetáculos

O primeiro espetáculo ficou a cargo da ETI Almirante Tamandaré, que levou para a arena a temática da vaquejada e a figura do vaqueiro nordestino, encenada por 32 integrantes. O coreógrafo Jherpherson Teixeira contou que a equipe se dedicou intensamente na preparação para o evento: “Nossa apresentação promete ser alegre e cheia de representatividade cultural. Vamos falar um pouco sobre a vaquejada, com músicas e danças alegres que falam da vaquejada e do vaqueiro nordestino”.

A quadrilha da Escola Municipal Lúcia Sales Pereira Ramos se destacou de forma especial por ser a única junina formada por crianças da primeira fase do ensino fundamental. Conduzida com muita graça e carisma pelo casal de noivinhos Kethenlly Santos e Heitor Soares, a apresentação encantou o público e arrancou aplausos.

Kayo Hallexander Bandeira, garoto junino da ETI Eurídice Mello, também encantou o público e foi intensamente aplaudido. Sua junina levou para a arena uma explosão de cores, brilho e alegria, destacando a temática dos elementos da natureza: fogo, água, terra e ar. “Foi muito importante para mim porque eu danço quadrilha há quatro anos, mas esta é a primeira vez que saio como destaque junino”.

Cleonice Soares, avó de Sara Rocha, integrante da ETI Caroline Campelo, falou com muita emoção e alegria do orgulho de ver a neta se apresentando no Arraiá. Ela contou que Sara estava muito ansiosa, ensaiando diariamente para fazer bonito no palco. “Eles fizeram uma apresentação muito linda”, disse.

Valorização da cultura

A secretária-executiva da Semed, Maria Diniz, celebrou a abertura do Arraiá falando da importância do projeto junino envolvendo alunos do ensino fundamental. Segundo ela, a iniciativa tem gerado benefícios como integração, valorização da cultura e engajamento dos participantes. “O comprometimento das equipes escolares, a alegria e a participação das crianças são contagiantes”, ressaltou, acrescentando que a expectativa é ampliar o projeto para mais escolas no próximo ano. “Este projeto tem trazido muitos benefícios para nossos alunos, entre eles a integração e o resgate da cultura”, concluiu.

A primeira-dama, Polyanna Siqueira Campos, acompanhou até o fim as apresentações da noite, demonstrando apoio e carinho pelos alunos participantes. Ela elogiou a beleza das apresentações e destacou a importância do projeto ‘São João Vem de Berço’ na promoção da cultura popular dentro das escolas: “Foi uma noite especial e diferente, com grande participação das famílias e um público expressivo desde cedo, mesmo sendo durante a semana”.

Texto: Iolete Marques

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça participa de ação de inclusão com estudantes da Apae Palmas neste sábado (23/8)

Promover inclusão é garantir oportunidades, afetos e pertencimento. Com essa premissa, o Tribunal de Justiça…

2 dias ago

Moradores de Palmas levam pets para vacinação e encoleiramento contra calazar | Prefeitura Municipal de Palmas

Moradores de Palmas levam pets para vacinação e encoleiramento contra calazar Ação ocorreu pela manhã…

2 dias ago

População recebe atendimento gratuito em ação de prevenção cardiovascular na região norte de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

População recebe atendimento gratuito em ação de prevenção cardiovascular na região norte de Palmas Iniciativa,…

2 dias ago

Prefeitura de Palmas recebe deputado Vicentinho Júnior para anunciar recurso destinado a castrações | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas recebe deputado Vicentinho Júnior para anunciar recurso destinado a castrações Parlamentar confirmou…

2 dias ago

Palmas apresenta experiências de desenvolvimento urbano na 6ª Conferência Estadual das Cidades | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas apresenta experiências de desenvolvimento urbano na 6ª Conferência Estadual das Cidades Projeto do Parque…

2 dias ago

Grandes nomes da música nacional comandarão a programação do 19° FGT | Prefeitura Municipal de Palmas

Grandes nomes da música nacional comandarão a programação do 19° FGT Festival Gastronômico de Taquaruçu…

2 dias ago