A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (8), o projeto de lei que cria o Programa Nacional do Livro Técnico e Profissionalizante (PNLTP), voltado ao fornecimento de livros didáticos para escolas técnicas de todo o país (PL 5.011/2019). A proposta é de autoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União), apresentada ainda durante seu mandato como deputada federal. O texto teve parecer favorável da senadora Daniella Ribeiro (sem partido–PB) e agora segue para análise da Comissão de Educação (CE).
O projeto busca suprir uma lacuna no atual Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que contempla apenas o ensino fundamental e médio. O PNLTP atenderá os institutos federais (IFs), os centros federais de educação tecnológica (CEFETs) e as escolas técnicas vinculadas às universidades federais — instituições que hoje não são beneficiadas pela política atual de distribuição de livros.
Na sua justificativa, a senadora Dorinha destacou que o projeto representa um avanço necessário para a educação profissional e tecnológica no Brasil. “Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e o fortalecimento de programas como o Pronatec, é fundamental ampliar o acesso a material didático para os estudantes desses cursos. Essa proposta vem para garantir mais equidade e melhores condições de formação para milhares de jovens em todo o país.”
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…