A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (8), o projeto de lei que cria o Programa Nacional do Livro Técnico e Profissionalizante (PNLTP), voltado ao fornecimento de livros didáticos para escolas técnicas de todo o país (PL 5.011/2019). A proposta é de autoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União), apresentada ainda durante seu mandato como deputada federal. O texto teve parecer favorável da senadora Daniella Ribeiro (sem partido–PB) e agora segue para análise da Comissão de Educação (CE).
O projeto busca suprir uma lacuna no atual Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que contempla apenas o ensino fundamental e médio. O PNLTP atenderá os institutos federais (IFs), os centros federais de educação tecnológica (CEFETs) e as escolas técnicas vinculadas às universidades federais — instituições que hoje não são beneficiadas pela política atual de distribuição de livros.
Na sua justificativa, a senadora Dorinha destacou que o projeto representa um avanço necessário para a educação profissional e tecnológica no Brasil. “Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e o fortalecimento de programas como o Pronatec, é fundamental ampliar o acesso a material didático para os estudantes desses cursos. Essa proposta vem para garantir mais equidade e melhores condições de formação para milhares de jovens em todo o país.”
FCP divulga lista de eleitos para câmaras setoriais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de…
Prefeitura de Palmas adota castração como estratégia para mais saúde e controle populacional de cães…
Círio de Nazaré em Palmas reforça turismo religioso e movimenta a economia Com apoio da…
Prefeitura de Palmas abre agendamento para posse online dos nomeados do Concurso da Educação Todos…
Obras de infraestrutura avançam na região da Baixada do Jardim Aureny III com execução dos…
Avenida comercial do setor Jardim Aureny II recebe nova sinalização viária Intervenção realizada pela Prefeitura…