A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira o Projeto de Lei (PL) 3.358/2023, que inclui a educação profissional, técnica e tecnológica no rol dos cursos como prioridade no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O projeto, do senador Jayme Campos (União-MT), ganhou parecer favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Agora, segue para decisão final na Comissão de Educação (CE).
Atualmente, pela Lei 10.260, de 2001, o Fies beneficia prioritariamente cursos superiores. Se há disponibilidade extra de recursos, ele contempla também cursos da educação profissional, técnica e tecnológica, além de programas de mestrado e doutorado.
O projeto quer elevar os cursos de educação profissional, técnica e tecnológica para os prioritariamente contemplados pelo Fundo. O senador Jayme Campos reforçou que “o Fies não é um gasto, mas um investimento”.
A relatora foi favorável, ao lembrar que o Jayme Campos salienta que o Plano Nacional de Educação dá destaque à educação profissional, inclusive com metas específicas sobre o tema, tais como a Meta 10, para oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos (EJA), nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional, além da Meta 11, que pretende triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio.
Ela acrescenta que, entretanto, segundo o Observatório do PNE, em 2019 apenas 3,1% dos estudantes do ensino médio e 0,6% dos alunos do ensino fundamental cursavam educação profissional de forma integrada na EJA.
A autora rejeitou emenda do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) para permitir um atendimento mínimo de 10% do Fies a estudantes das populações do campo e dos povos originários, incluídos os indígenas e os quilombolas. Ela considera inadequado fixar percentuais na aplicação do Fies.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Semed divulga nomes de estudantes novatos classificados para matrícula na rede municipal Lista está disponível…
Centralização da alimentação escolar assegura regularidade no atendimento diário a 45 mil alunos da rede…
Prefeitura de Palmas oferecerá treinamento sobre gestão de resíduos sólidos para feirantes O objetivo é…
Prefeitura de Palmas entrega novos veículos para fortalecer a educação no campo Ação visa otimizar…
Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na ação emergencial no Jardim Taquari Ações…
Na volta do recesso legislativo, em fevereiro, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)…