Categories: Política

CAE ratifica solicitação do TST para contratar 270 cargos de analista judiciário — Senado Notícias


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (18) projeto que autoriza o Tribunal Superior do Trabalho (TST) a contratar 270 cargos de provimento efetivo de analista judiciário e 54 cargos em comissão de assessor de ministro.

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 100/2015 também prevê a extinção de 119 outros cargos em diversas áreas. Na CAE, a proposta foi relatada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Os senadores da CAE aprovaram ainda requerimento de urgência para a votação no Plenário do Senado.

De acordo com o relator, a proposta do PLC é adequar o quadro de pessoal do TST, de forma a possibilitar uma maior alocação de pessoas com qualificação profissional compatível com sua atividade finalística, assim como aperfeiçoar a prestação do serviço jurisdicional.

“Para tanto, torna-se imprescindível a criação dos cargos de provimento efetivo de analista judiciário, com graduação em direito, e dos cargos em comissão de assessor de ministro, que serão alocados diretamente nos gabinetes, em razão da recente promulgação da Emenda Constitucional 92, que assegurou o mesmo status constitucional, no âmbito de suas respectivas competências e atribuições, entre o Tribunal Superior do Trabalho e o Superior Tribunal de Justiça”, avaliou o relator.

A Justiça do Trabalho concilia e julga as ações judiciais entre trabalhadores e empregadores e outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, bem como as demandas que tenham origem no cumprimento de suas próprias sentenças, inclusive as coletivas.

Os órgãos da Justiça do Trabalho são o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e os juízes do Trabalho. Os juízes atuam nas Varas do Trabalho e formam a 1ª instância da Justiça do Trabalho. Os 24 Tribunais Regionais do Trabalho são compostos por desembargadores e representam a 2ª Instância da Justiça do Trabalho.

Adiados

Foi concedida vista ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 245/2019, que regulamenta a aposentadoria especial por periculosidade. Do senador Eduardo Braga (MDB-AM), a proposta dispõe sobre os critérios de acesso à aposentadoria especial aos segurados do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) que exercem atividades expostos a agentes nocivos à saúde e aos que põem em risco sua integridade física pelo perigo inerente à profissão.

Foi retirado de pauta, a pedido do relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), o Projeto de Lei (PL) 196/2020, que permite a criação de fundos para consórcios públicos formados por estados ou municípios para custear programas e ações de interesse público, como obras de infraestrutura ou aquisição de bens e serviços.

Da mesma forma, não foi analisado o PL 4.144/2019, que autoriza aos contribuintes que optam pela declaração simplificada a deduzirem do imposto de renda doações aos fundos estaduais, municipais ou federal dos direitos da criança e do adolescente. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO fecha 2025 com recordes conquistados em ações com foco na sustentabilidade

Com sustentabilidade, responsabilidade social e eficiência ambiental incorporadas à rotina institucional, o Tribunal de Justiça…

2 dias ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Everaldo José Silva Dourado, pai do servidor Renato Silveira Dourado

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento do senhor Everaldo…

2 dias ago

Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026 Entrevista…

2 dias ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Patrícia Moreira Ribeiro, irmã do servidor Rondinelli Ribeiro

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento de Patrícia Moreira…

2 dias ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Agenor Ribeiro Lopes, pai do servidor Agenor Filho

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento do senhor Agenor…

2 dias ago

Prefeitura de Palmas antecipa salário de dezembro para esta quarta-feira, 24 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas antecipa salário de dezembro para esta quarta-feira, 24 Pagamento beneficia mais de…

2 dias ago