Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado ouviu familiares e advogados dos manifestantes detidos durante a invasão ao Palácio do Planalto, ao STF e ao Congresso
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados discute com familiares e advogados dos presos nos atos de 8 de Janeiro mecanismos para garantir a individualização das condutas em processos judicias. Para o órgão, é errado dizer que tenha havido tentativa de golpe no começo deste ano. Apenas a minoria dos manifestantes, segundo a comissão, participou dos atos de vandalismo no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Palácio do Planalto. O evento foi organizado a pedido dos deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Delegado Ramagem (PL-RJ). “O objetivo é jogar luzes sobre uma situação que muitos ouvem falar apenas pela imprensa”, disse o deputado federal Ubiraten Sanderson (PL-RS), presidente do colegiado.
A advogada e presidente da Associação dos Familiares e Vítimas de 8 de Janeiro, Gabriela Ritter, disse que as acusações são provas individuais. “A ordem foi essa: prendam, algemem e coloquem nos ônibus, sem distinção. Essas pessoas estão presas há sete meses sem individualização das condutas”, criticou Ritter, cujo pai é um dos detidos. Ela mostrou vídeos com trechos de depoimentos de interrogatórios de presos e testemunhas de acusação. “Não era vontade dessas pessoas. Pode ter pessoas que queriam algo assim, mas a grande maioria dos presos não almejava isso”, afirmou. Outros advogados e familiares ouvidos pela comissão também relataram problemas como dificuldade de acesso aos presos, morosidade na condução das investigações e descasos com os direitos dos detidos, como os que apresentam comorbidades, nos presídios da Papuda (masculino) e da Colmeia (feminino), em Brasília.
Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa Atividade realizada na Câmara…
Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos Exigências…
Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima…
Prefeitura de Palmas apresenta estudos para requalificação dos acessos à rotatória na BR-010, em Taquaralto…
Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços de material escolar Levantamento foi realizado nos…
Publicada no Diário da Justiça nº 6031, nesta terça-feira (20/01), a Recomendação nº 4 da Corregedoria Geral da…