Foto: Keven Lopes / Governo do Tocantins
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta os pecuaristas para ficarem atentos ao prazo final da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que encerrará no próximo sábado, dia 17. A campanha teve início no dia 1º de novembro e encerraria no dia 30 do mês passado, porém, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), prorrogou a campanha até o dia 17, e estendeu o prazo para declaração da vacinação até o dia 24 de dezembro. A expectativa do Tocantins é vacinar 10,5 milhões de bovídeos.
Esta é a última etapa de vacinação contra a febre aftosa no Tocantins, já que recebeu autorização do Mapa para retirada da vacina no Estado a partir de 2023 e deverão ser vacinados todos os bovídeos da propriedade. “Orientamos os produtores rurais a adquirirem vacinas em lojas agropecuárias licenciadas, e após a vacinação dos animais, realizar em até 10 dias a comprovação do ato, nas unidades da Agência, apresentando nota fiscal de aquisição da vacina e a carta-aviso,” destacou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.
Quem deixar de vacinar os animais pagará multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções previstas na legislação. A Agência também recomenda aos pecuaristas que aproveitem o manejo do rebanho e vacinem os animais contra raiva e brucelose.
Agentes de proteção e defesa civil participam de curso de salvamento aquático em Palmas Capacitação…
Prefeitura de Palmas cobra esclarecimentos da BRK sobre tarifas, metas e qualidade dos serviços de…
Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas abre inscrições para eleição suplementar Processo visa preencher…
Prefeitura de Palmas apoia encontro empresarial com agências de viagens na quinta-feira, 11 Evento promove…
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou nesta terça-feira (2) créditos extraordinários ao Orçamento de…
02/12/2025 - 21:31 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Euclydes Pettersen, relator da PEC A Câmara…