Categories: Estado

Campanha Ponto Final na Violência Doméstica leva informação e conscientização a usuários do transporte público de Palmas


Em pleno Agosto Lilás e no ritmo da Semana Justiça pela Paz em Casa, quem passou pelos pontos de ônibus de Palmas na tarde desta quarta-feira (20/8) foi surpreendido com a ação das equipes da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJTO) e do Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM), que foram às ruas para conversar com a população, distribuir materiais informativos e levar a mensagem de que é preciso dar um ponto final na violência doméstica.

A iniciativa faz parte da campanha “Ponto Final na Violência Doméstica”, que busca sensibilizar a população sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar, promovendo o respeito às mulheres, a igualdade de gênero e a mobilização social.

Além da distribuição de leques e panfletos, a equipe orienta sobre os canais de denúncia, os serviços de apoio disponíveis e os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Informar para proteger

Para a comerciante Tainá Pereira da Silva, que trabalha na Estação Apinajé, no centro da Capital, a ação veio como um convite à reflexão. “Acho ótimo, porque às vezes a gente não conhece todos os tipos de violência. Pensava que violência era só agressão física, mas, lendo o material, percebi que existem outras formas também. É importante ter esse conhecimento”, comentou.

A assessora da Cevid, Letícia Oliveira, que participou da mobilização, reforça que o objetivo é sensibilizar toda a população. “Estamos entregando o material e, ao mesmo tempo, explicando cada detalhe. Muitas pessoas não conhecem os cinco tipos de violência e acham que só existe a física. Por isso, além de informar, incentivamos que as mulheres façam denúncias e que todos compartilhem o conhecimento”, destacou.

As ações da campanha “Ponto Final na Violência Doméstica” acontecem em locais de grande circulação, como estações de ônibus, rodoviárias e avenidas comerciais, em Palmas, Araguaína e Gurupi, e seguem até esta quinta-feira (21/8). A proposta é ampliar o acesso à informação, dar visibilidade às políticas públicas e incentivar a sociedade a se envolver na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica.

Integrada à campanha Agosto Lilás, a iniciativa conecta educação, conscientização e cidadania, reforçando o compromisso do Poder Judiciário do Tocantins com a proteção das mulheres e a promoção da igualdade.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na ação emergencial no Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na ação emergencial no Jardim Taquari Ações…

14 horas ago

Proibição de pacotes de viagens com datas flexíveis está na pauta da CDR — Senado Notícias

Na volta do recesso legislativo, em fevereiro, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)…

14 horas ago

Prefeitura de Palmas promove encontro com servidores para alinhar atendimento do CadÚnico no Cras Kanela | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove encontro com servidores para alinhar atendimento do CadÚnico no Cras Kanela…

14 horas ago

Presidente do TJ destaca evolução da Justiça, casos marcantes da carreira e feitos de sua gestão no Vai de Boa Podcast

A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, é a convidada da semana do Vai…

14 horas ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza programação de coleta de lixo urbano para consulta | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza programação de coleta de lixo urbano para consulta Serviço é realizado…

15 horas ago

Serviços de roçagem avançam em quadras das regiões norte e sul da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Serviços de roçagem avançam em quadras das regiões norte e sul da Capital Ações da…

15 horas ago