Foi cancelada a reunião da Comissão de Agricultura (CRA) marcada para esta quarta-feira (28), às 14h. Estava na pauta projeto que permite a regularização de imóvel rural que possui vegetação nativa desmatada acima do permitido pela reserva legal, desde que tenha ocorrido até 25 de maio de 2012. O Projeto de Lei (PL) 2.374/2020, do senador Irajá (PSD-TO), tem o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) como relator.
O Código Florestal (Lei 12.651, de 2012) determina a conservação de área de mata nativa em todos imóveis rurais, chamada reserva legal. De acordo com a lei, as áreas com reserva legal desmatada ilegalmente terão suas atividades suspensas de imediato. Mas caso isso tenha ocorrido antes de 22 de julho de 2008, o proprietário poderá utilizar mecanismos de compensação para conservar áreas equivalentes e continuar com as atividades econômicas.
O projeto estende o período em que o proprietário pode buscar essa compensação e regularizar seu terreno. Pelo texto, áreas desmatadas até a publicação do Código Florestal, 25 de maio de 2012, teriam essa possibilidade. O relatório de Bagattoli apresenta substitutivo que exige o cumprimento de algumas condições, como a compensação com o triplo da área a ser regularizada.
Foi adiada também a análise do PL 3.737/2021, do senador Carlos Viana (Podemos-MG). O projeto define para R$ 50.000 o limite individual anual de venda do agricultor familiar para a alimentação escolar. O projeto foi relatado favoravelmente pela senadora Tereza Cristina (PP-MS).
O requerimento (REQ) 23/2023, do senador Beto Faro (PT-PA) e o PL 1.103/2022, do senador Jader Barbalho (MDB-PA), também terão votação adiada. O de Beto Faro solicita audiência pública para debater o Plano Safra 2023/2024 com os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Fazenda, Fernando Haddad. Já o projeto de Jader inclui assistência material e abertura de linha de crédito destinada à recuperação de solos e pastagens na Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais (Lei 11.326, de 2006).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fortalecer o processo de reintegração…
A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…
Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…
Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…
Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…