Categories: Política

CCDD pode investigar atuação de ativistas — Senado Notícias


Em sua primeira reunião deliberativa, a Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD), presidida pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), pode votar um requerimento para analisar as atividades do movimento Sleeping Giants Brasil por suposta “interferência na liberdade de imprensa garantida pela Constituição da República Federativa do Brasil”. A reunião está marcada para quarta-feira (9), às 9h.

Desdobramento de um movimento ativista criado em 2016 nos Estados Unidos para inviabilizar economicamente sites, páginas e perfis que propagavam desinformação, discursos de ódio, intolerância e extremismo, o Sleeping Giants Brasil foi criado no Brasil em 2020. Os senadores que assinam o requerimento questionam a legitimidade do SGB como “órgão fiscalizador da imprensa no país” e apontam uma tentativa de “direcionar o mercado publicitário nacional”. 

“A atuação do SGB, em outras palavras, significa uma autorização e conivência do Estado para que referida Associação possa decretar, conforme sua conveniência, quem deve ou quem não deve receber quotas de patrocínio, em verdadeira prática de coação a empresas?” questionam os senadores que subscrevem o requerimento.

Além de Eduardo Gomes, assinam o pedido Izalci Lucas (PSDB-DF), Plínio Valério (PSDB-AM), Jorge Seif (PL-SC), Carlos Portinho (PL-RJ), Carlos Viana (Podemos-MG), Eduardo Girão (Novo-CE), Marcos Rogério (PL-RO), Damares Alves (Republicanos-DF), Cleitinho (Republicanos-MG), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Jaime Bagattoli (PL-RO), Marcio Bittar (União-AC), Esperidião Amin (PP-SC) e Styvenson Valentim (Podemos-RN).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO participa da posse da XVIII Comissão do Fonavid como representante da Região Norte

A juíza coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal…

9 horas ago

projetos no Senado avançam na pauta educativa — Senado Notícias

A data de 24 de janeiro foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas como…

10 horas ago

Município de Palmas reforça manutenção da iluminação pública nas regiões norte e sul da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Município de Palmas reforça manutenção da iluminação pública nas regiões norte e sul da cidade…

10 horas ago

Abertas inscrições para mestrados e doutorado ofertados pela Esmat e UFT

Quem está de olho em dar um próximo passo na formação acadêmica já pode se…

10 horas ago

Educação de Palmas organiza custeio da energia e simplifica rotina das unidades educacionais | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas organiza custeio da energia e simplifica rotina das unidades educacionais Medida garante…

10 horas ago

MEIs têm até 31 de janeiro para voltar ao Simples e evitar aumento de custos em 2026 | ASN Tocantins

Os microempreendedores individuais (MEIs) excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar…

11 horas ago