Categories: Política

CCJ aprova acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva em concursos — Senado Notícias


Por unanimidade, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (31), em caráter terminativo, projeto que garante acessibilidade da pessoa com deficiência auditiva em concursos públicos. A proposta da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) recebeu voto favorável da relatora, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Agora, o texto será analisado pela Câmara dos Deputados, salvo se houver recurso para votação em Plenário. 

O PL 1.231/2019 garante à pessoa com deficiência auditiva acesso ao edital do concurso e às provas em formato escrito ou em formato de vídeo, na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, permite a solicitação do auxílio de intérprete em Libras, bem como de tempo adicional, durante a realização dos exames. 

A proposição também estabelece a avaliação da prova discursiva por professor de língua portuguesa com experiência no ensino de pessoas com deficiência auditiva ou, na ausência desse profissional, por intérprete de Libras. O projeto também assegura que o candidato com deficiência auditiva aprovado em concurso público tenha acesso a meios para exercer o cargo profissional.

Dorinha afirma que, para seguir os princípios da igualdade, é necessário “tratar os desiguais desigualmente, na medida de suas desigualdades”. Por isso, a relatora acredita que a proposta esteja de acordo com a Constituição, que tem a promoção do bem de todos, sem preconceitos, como um dos principais objetivos do país. 

Retirados de pauta

Para análise de emenda apresentada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), foi retirado de pauta o PL 2.105/2019 que trata da perda, em favor da União, de imóvel utilizado como cativeiro no crime de sequestro e cárcere privado e no de extorsão mediante sequestro, quando o proprietário houver concorrido para o crime.

A pedido do relator, senador Sergio Moro (União-PR), também foi retirado de pauta o PL 1.496/2021, que obriga o poder público a fazer o perfil genético de todos os condenados por crime doloso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas autoriza reforma na parte elétrica do kartódromo da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas autoriza reforma na parte elétrica do kartódromo da Capital Ordem de serviço…

23 minutos ago

Comissão aprova tipificação de preconceito contra criança ou adolescente adotado – Notícias

08/12/2025 - 14:33   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Filipe Martins, relator do projeto…

43 minutos ago

Prefeitura de Palmas inicia vacinação contra o VSR em gestantes | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia vacinação contra o VSR em gestantes Vacina está disponível nas salas…

51 minutos ago

Em Palmas, ETI Santa Bárbara promove oficina de ecobags com alunos da sala de recursos multifuncional | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, ETI Santa Bárbara promove oficina de ecobags com alunos da sala de recursos…

1 hora ago

Orçamento para o esporte aumenta mais de 60% com emendas parlamentares – Notícias

08/12/2025 - 13:37   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Vicentinho Júnior, relator setorial de esporte no…

2 horas ago

Rede Municipal de Palmas segue com intensa programação de formaturas e cantatas natalinas | Prefeitura Municipal de Palmas

Rede Municipal de Palmas segue com intensa programação de formaturas e cantatas natalinas Eventos marcam…

2 horas ago