A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (29) o projeto de lei (PL) 5.281/2019, que estabelece a data da posse no cargo eletivo como marco temporal da aferição da idade mínima para exercício do cargo. A matéria é do senador Irajá (PSD-TO). A matéria segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em Plenário.
A proposta resgata o texto original da Lei 9.504, de 1997. Na prática, a redação permite que um cidadão de menos de 18 anos tenha a candidatura a vereador registrada por um partido político. A Lei 13.165, de 2015, estabelece o pedido de registro da candidatura como data-limite para aferição de idade.
“Qual a razão para excluir um cidadão apto a votar de pleitear sua vaga à vereança? Não vislumbramos justificativa adequação, necessidade ou proporcionalidade da alteração legislativa de 2015”, justificou o senador. Para ele, a mudança vai contribuir para incentivar o ingresso dos jovens na vida política.
O relator, senador Weverton (PDT-MA), criticou a legislação em vigor. Para ele, o único efeito prático é “retirar da competição todos os postulantes [a vereador] que completam 18 anos entre 15 de agosto e os primeiros dias do ano seguinte”.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Secretaria da Educação de Palmas divulga calendário de matrículas para 2026 Pais devem ficar atentos…
Alunos da Escola Municipal Henrique Talone de Palmas concluem ensino fundamental em cerimônia de formatura…
Prefeitura de Palmas realiza gradagem para agricultores familiares Mais de 600 produtores da zona rural…
Roda Literária da Fundação Cultural de Palmas chega à 50ª edição com lançamento da obra…
09/12/2025 - 22:22 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Chris Tonietto, relatora do projeto A Câmara…
09/12/2025 - 22:22 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Chris Tonietto, relatora do projeto A Câmara…