A Comissão de Direitos Humanos (CDH) vai promover audiência pública nesta sexta-feira (30), às 9h, para debater o projeto que trata das seguranças nas piscinas. O PL 1.944/2022, de iniciativa do senador Eduardo Gomes (PL-TO), trata dos requisitos mínimos de segurança para a fabricação, a construção, a instalação e o funcionamento de piscinas ou similares, com foco na prevenção ao afogamento infantil. Sugerida (REQ 49/2023) pelos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Paulo Paim (PT-RS), a audiência ocorrerá na sala 3 da Ala Senador Alexandre Costa e terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular.
Para o debate, estão convidadas a administradora do Projeto História de Milagres (SP), Jade Nagano, e a professora Raquel Euzébio Corrêa, especialista em segurança e sobrevivência aquática. Entre outros especialistas sobre o tema, também vai participar da audiência o fundador do Projeto Susan Forever, Alex Ferrarini Delgado. Ele perdeu sua filha, Susan Delgado, quando ela tinha apenas dois anos, num trágico afogamento. De acordo com o senador Eduardo, Alex Delgado transformou seu luto em luta, tendo inspirado a proposta que trata da segurança em piscinas.
Na justificativa do projeto, Eduardo registra que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informa que, todos os dias, morrem cerca de 480 crianças por afogamento em todo o mundo. De acordo com a entidade, no Brasil, essa é a segunda maior causa de mortes nas idades entre 5 e 14 anos. Ainda segundo a SBP, o problema poderia ser evitado com medidas de prevenção, pois 89% dos casos ocorrem por falta de supervisão das vítimas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Afogamentos Aquáticos (Sobrasa), as piscinas são responsáveis por 49% de todas as mortes por afogamento na faixa etária de 1 a 9 anos de idade.
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…
A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…
O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…
Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…
Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…
Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…