Categories: Estado

com 14 processos agendados, são iniciados atendimentos periciais na Comarca de Gurupi


A partir de agora, os agendamentos de perícias médicas de processos em tramitação no 1º Núcleo de Justiça 4.0 Previdenciário ocorrerão de forma contínua e semanalmente, na sala instalada na Comarca de Gurupi. Os primeiros 14 processos agendados começaram a ser atendidos nesta quinta-feira (9/5), pelo médico perito Higor Maia Mussi Melo.

Os agendamentos serão realizados à medida que as demandas forem chegando à Junta Médica do Poder Judiciário, após manifestação das partes nos autos, fazendo a opção pela perícia médica em Gurupi.

Além das demandas previdenciárias, com a instalação da Sala de Perícias Médicas no Fórum de Gurupi, outras demandas judiciais também poderão, ampliando e facilitando o acesso à Justiça da população do município gurupiense e cidades circunvizinhas.

 

Descentralização

Com a instalação da sala em Gurupi, se consolida o projeto de descentralização das perícias médicas entre Palmas, Gurupi e Araguaína, conforme idealizado pela juíza Silvana Maria Parfieniuk, coordenadora do Núcleo de Justiça 4.0 – Previdenciário. O processo foi regulamentado pela Resolução nº 20, de 07 de julho de 2021, com o objetivo de promover o acesso à Justiça, possibilitando mais agilidade e eficiência aos processos.

Em Araguaína, a Sala de Perícias Médicas foi inaugurada no dia 10 de agosto de 2023, pela Presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe. Na ocasião, a presidente destacou que a ação representa um marco importante para a justiça tocantinense, “trazendo não somente a inovação tecnológica, mas promovendo a humanização, garantindo dignidade e aproximando o cidadão que busca o Judiciário”, pois não precisaria mais se deslocar até Palmas para o atendimento pericial.   

Desde a inauguração da Sala no Fórum de Araguaína, 423 processos judiciais que demandavam da perícia médica puderam ser contemplados na região Norte do Estado, onde já foram realizadas 358 perícias, segundo a chefe da Junta Médica, Bárbara Camargo.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palestra na Escola Jorge Amado destaca importância do respeito e da empatia no combate ao bullying | Prefeitura Municipal de Palmas

Palestra na Escola Jorge Amado destaca importância do respeito e da empatia no combate ao…

28 minutos ago

Cmei Miudinhos promove o Dia das Famílias Atípicas com atividades de acolhimento e troca de experiências  | Prefeitura Municipal de Palmas

Cmei Miudinhos promove o Dia das Famílias Atípicas com atividades de acolhimento e troca de…

56 minutos ago

CMEI Sítio do Pica Pau Amarelo cria horta educativa para ensinar sustentabilidade e alimentação saudável às crianças | Prefeitura Municipal de Palmas

CMEI Sítio do Pica Pau Amarelo cria horta educativa para ensinar sustentabilidade e alimentação saudável…

2 horas ago

TJTO e Esmat disponibilizam mais vagas para a palestra da professora Lúcia Helena Galvão em Palmas nesta segunda-feira (27/10)

O interesse foi tanto que o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da…

2 horas ago

CPMI ouve nesta segunda-feira ex-diretor de Governança do INSS Alexandre Guimarães – Notícias

27/10/2025 - 08:25   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Reunião da Comissão Parlamentar Mista…

3 horas ago

Em Palmas, TJTO acompanha cerca de 160 candidatos na prova do 4º Enam

Neste domingo (26/10), 159 candidatos participaram da 4ª edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam),…

17 horas ago