Com foco na celeridade, na conciliação e na redução do acervo processual, a 3ª Vara de Família e Sucessões de Palmas realiza, nesta terça-feira (26/8), um mutirão com 21 audiências de processos de pensão alimentícia. A força-tarefa, coordenada pela juíza Hélvia Túlia Sandes Pedreira, será realizada das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas, com expectativa de homologar até 75% de acordos.
O mutirão contará com o trabalho conjunto de uma equipe composta pela magistrada Hélvia Túlia, três conciliadoras do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), responsáveis por conduzir as negociações, além de uma assessora e uma servidora técnica judiciária.
A expectativa da unidade é que, além de oferecer soluções mais rápidas para as famílias envolvidas, a iniciativa contribua para o fortalecimento da cultura da conciliação e para a redução dos conflitos judiciais. “Esperamos homologar entre 70% e 75% de acordos durante as audiências”, destaca a juíza Hélvia Túlia, lembrando que esse resultado significa garantir direitos e promover entendimento entre as partes.
Resultados positivos
Este será o oitavo mutirão realizado pela 3ª Vara de Família de Palmas em 2025, o que reforça a estratégia da unidade de manter os esforços contínuos para agilizar os processos. No último mutirão, ocorrido em junho, foram realizadas 24 audiências, das quais 19 resultaram em acordo.