O Espaço Cultural de Palmas se transformará neste sábado, 6, no epicentro da cultura tocantinense. A partir das 16 horas, na grande praça do Espaço Cultural, será realizado o 1º Encontro de Blocos do Tocantins, que marca o início da temporada 2026 do Coletivo Meu Bloco. O evento, porém, vai além do Carnaval e se funde ao Festival de Culturas Populares e Tradicionais do Tocantins para potencializar a celebração, gratuita e aberta ao público.
Lei Aldir Blanc
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, geridos pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP). O edital, de caráter excepcional, visa o fomento e estímulo aos projetos culturais e artísticos, com conteúdos diversos, a serem executados no município de Palmas e que possam ser transmitidos pela internet ou disponibilizados por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.
A proposta vai reunir, no mesmo espaço e tempo, a energia dos blocos de rua e a força ancestral das manifestações populares tradicionais do interior do estado. “Este evento celebra o que o Tocantins tem de mais vivo: o encontro entre pessoas, ritmos e histórias. Esse é um trabalho de muitas mãos. Graças a Lei Aldir Blanc e a parceria integral da Fundação Cultural, que deu celeridade aos processos, assumiu as políticas de incentivo e cedeu o espaço público, vemos a materialização do nosso sonho, o sonho de ver a cultura tocantinense reconhecida e valorizada em toda a sua diversidade”, afirma Jaqueline Moraes, co-fundadora e produtora do Coletivo Meu Bloco, realizador do projeto.
O tradicional é pop
Além de integrar o encontro de blocos, o Festival de Culturas Populares e Tradicionais é a alma do evento. A curadoria promove um diálogo intencional entre as matrizes culturais do estado e suas reverberações na cena contemporânea. “A ideia é colocar lado a lado mestres da tradição e coletivos urbanos, fazer os sons conversarem. Queremos mostrar que a cultura tradicional é viva, dinâmica e se renova. O ancestral é contemporâneo”, explica Phillipe Ramos, produtor do Coletivo Meu Bloco. Um dos momentos mais simbólicos fica para o encerramento, quando o Grupo de Sussa Tia Ângela, de Santa Rosa, chamará para o chão o Coletivo Toca Ballroom, criando uma ponte entre a tradição afro-brasileira tocantinense e a expressão cultural urbana de matriz afrodiaspórica.
A partir das 16 horas, pontualmente, uma roda de capoeira dará início à jornada com o grupo Toca Angola. A programação foi desenhada para fluir entre o palco e o chão, dissolvendo a fronteira entre artistas e público. Logo em seguida, uma grande roda de Sussa será aberta ao público, seguida pela apresentação dos alunos do Projeto Vereda, de Taquaruçu.
O evento se encerra às 23 horas com pocket show dos grupos. Dessa forma, o público poderá mergulhar na espiritualidade e resistência dos Congos e Taieiras de Monte do Carmo; na batucada contagiante da Bateria Boto Fé Nesse Carna; no rap consciente do Masterholic; na levada do forró com o Trio Bacana; na dança e música do Lindô, de Santa Fé do Araguaia; no samba de roda com Tô Pagodeira; e também com a mistura energética da Móia Cumbia. Todos os detalhes estão disponíveis no perfil @amomeubloco no Instagram.
Programação
16 horas – Abertura | Roda de Capoeira com Toca Angola e mestre Matoso
18 horas – Grande Roda de Sussa com os grupos | Projeto Vereda | Congos e Taieiras de Monte do Carmo | Bateria Boto Fé Nesse Carna | Masterholic | Trio Bacana | Lindô de Santa Fé do Araguaia | Tô Pagodeira apresenta Samba de Roda | Grupo de Sussa Tia Ângela de Santa Rosa convida Toca Ballroom | Toca Ballroom | Móia Cumbia
23 horas – Encerramento
Serviço
1º Encontro de Blocos do Tocantins + Festival de Culturas Populares e Tradicionais
Data: 6 de dezembro (sábado)
Horário: 16 às 23 horas
Local: Espaço Cultural de Palmas – Entrada Gratuita
Realização Coletivo Meu Bloco | Prefeitura de Palmas
Texto: Hugo Gross com informações do Coletivo Meu Bloco
Edição: Denis Rocha
Na manhã desta terça-feira, 02, foi marcada por emoção, encanto e espírito natalino na Câmara…
Nos dias 3 e 4 de dezembro, Palmas será o centro das discussões sobre políticas…
Guarda Metropolitana detém motociclista sem habilitação após perseguição no Jardim Taquari Veículo com características de…
Cmei Amâncio de Moraes de Palmas realiza café com os avós em dia festivo Encontro…
Em um momento marcado pelo alto índice de endividamento e pela dificuldade de acesso ao…
O Senado Federal realizará, nesta quarta-feira (03), às 10 horas, uma sessão especial em homenagem…