Categories: Estado

Com apoio do Judiciário, 39 casais oficializam a união em Porto Nacional


Depois de 42 anos vivendo junto, o casal Marcionilio José Nunes, 82 anos, e Maria Severina Mandu, 79, teve a oportunidade de oficializar a união durante casamento comunitário realizado no último sábado (19/5), em Porto Nacional, com a participação de 39 casais. A cerimônia foi promovida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Porto Nacional, pela Diretoria do Fórum da Comarca e pelo Cartório de Registro Civil da cidade.  

Casal Marcionilio José Nunes e Maria Severina Mandu vivia junto há 42 anos

O casal Marionilio José e Maria Severina não possui filhos juntos, mas com muito amor formaram uma família, ela com sete filhos e ele com seis, e hoje contam com mais de 20 netos. Evangélicos, os dois sentiram a necessidade de firmar uma aliança diante de Deus e dos homens.

 

Casamento comunitário

Esta foi a terceira edição do casamento comunitário promovido pela Comarca de Porto Nacional, com o apoio do Tribunal de Justiça e Corregedoria-Geral da Justiça. O projeto de cidadania visa regularizar a situação civil dos casais, possibilitando a isenção de custas a pessoas hipossuficientes, por meio de atendimentos realizados no fórum, pelo Cejusc.

O evento, realizado em um espaço cedido pela prefeitura da cidade, contou com cerca de 500 convidados e com o apoio da cerimonialista voluntária Raquel Cavalcante de Sousa.

Prestigiaram o evento o prefeito de Porto Nacional Ronivon Maciel; o presidente da subseção da OAB de Porto Nacional, Ariel Carvalho Godinho; e de representantes das igrejas católica e evangélica.

 

Presenças

O projeto é coordenado pelo juiz Ciro Rosa de Oliveira, coordenador do Cejusc; do juiz diretor do Fórum de Porto Nacional, Elias Rodrigues dos Santos; da servidora e juíza de Paz, Silvania Gonçalves de Carvalho; do secretário de juiz, Renato Sousa Martins; da estagiária Fabiane Gomes; e da voluntária Rozana Gonçalves De Oliveira e da conciliadora Paulyene Leite Gomes Lima.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJ oficializa mais dezenas de histórias de amor e esperança no segundo dia do Casamento Comunitário em Palmas

“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…

3 horas ago

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil em premiação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…

15 horas ago

Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade e segurança jurídica a famílias de Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…

1 dia ago

Juiz decide mandar a júri popular homem acusado de matar o irmão em Bernardo Sayão após discussão sobre celular

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…

1 dia ago

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e cuidado em Saúde Mental | Prefeitura Municipal de Palmas

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…

1 dia ago