Categories: Estado

Comarca de Alvorada abre programação do “Junho Ambiental”, nos dias 4 e 5 de junho


Abrindo a programação do Junho Ambiental no Poder Judiciário do Tocantins, na terça e quarta-feira, dias 4 e 5 de junho, diversas ações ambientais movimentarão a Comarca de Alvorada, no Sul do Estado, por meio do projeto “Alvorada Sustentável”. 

As atividades fazem parte do Programa de Coleta Seletiva Solidária, implantado na comarca em 2021, como objetivo de cumprir os termos da Resolução CNJ 400/2021 e do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

Na programação do dia (4/6), estão previstas ações em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, com palestras educativas sobre gestão de resíduos com abordagem sobre o descarte correto, no Colégio Militar CMTO Adjúlio Balthazar, Colégio Jean Piaget, nas escolas municipais Geraldo Oliveira Costa e Filomena Rocha Soares, e escolas estaduais Ana Maria de Jesus e Colégio Estadual de Alvorada. 

Também serão realizadas ações de limpeza da Orla da Lagoa da Ema e acompanhamento e recuperação da vegetação nativa do reservatório, realizada no evento do ano passado, com a participação do corpo funcional da comarca, da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, de funcionários e alunos do Colégio Militar CMTO Adjúlio Balthazar, de membros do Clube Tigre Desbravadores de Alvorada e da sociedade em geral.  

Na quinta-feira (5/6), na sede da Comarca, está programado o “Drive-thru da Coleta Seletiva”. Na oportunidade, haverá entrega de bicicletas aro 29 aos alunos contemplados das escolas e colégios participantes do projeto Alvorada Sustentável 2024. Logo após, haverá o “Café com a Desembargadora”.

Na programação, ainda está prevista exposição de artesanatos convencionais, com materiais recicláveis, produzidos pelas reeducandas da Unidade Penal Feminina de Talismã e alunos da Escola Municipal de Talismã.

O projeto

O Projeto Alvorada Sustentável tem o objetivo de desenvolver ações, na sede da Comarca de Alvorada, engajando servidores, colaboradores, magistrados, terceirizados, voluntários, estagiários e comunidade em geral em relação a questões de preservação do meio ambiente. O projeto visa promover ainda a geração de renda para os catadores de recicláveis que executam o convênio firmado com a Comarca.

Parceiros e apoio

A organização é do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) por meio da Comarca de Alvorada, com o apoio do Município de Alvorada e de Talismã. Como parceiros, estão o Ministério Público, Defensoria Pública, 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, 14ª ZE TRE-TO, Clube de Desbravadores – Tigres de Alvorada, Dr. Rafael Vernier e Família, MJ Bike Shop, Sicredi, Verdurão Alvorada, Auto Socorro Pesadão, CEMAF, CBHSAST, ALVOCELL, Cartório de Registro de Imóveis de Talismã, Tetê Lanchonete, Rádio BR-FM e Voluntários do Amor.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Em Araguaína, TJTO inicia cronograma de capacitação sobre novo módulo automatizado de locomoção no eproc

Mais de 120 servidores(as) e oficiais de Justiça da Comarca de Araguaína participam, nesta semana,…

41 minutos ago

Câmara aprova projeto que exige uso de linguagem simples na comunicação de órgãos públicos – Notícias

21/10/2025 - 20:10   •   Atualizado em 21/10/2025 - 20:27 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados…

1 hora ago

Fórum de Itacajá funciona em regime de teletrabalho parcial durante reforma do prédio

O Fórum da Comarca de Itacajá está em regime de teletrabalho parcial. A medida, formalizada…

2 horas ago

boas práticas do TJTO garantem 4º lugar no ranking nacional do judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concedeu ao Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), nesta…

3 horas ago

Câmara aprova punição e torna hediondo o crime de obstruir vias para praticar crimes – Notícias

21/10/2025 - 18:18   •   Atualizado em 21/10/2025 - 18:35 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados…

3 horas ago

Câmara aprova punição e torna hediondo o crime de obstruir vias para praticar crimes; acompanhe – Notícias

21/10/2025 - 18:18   Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Capitão Alberto Neto, relator do projeto A…

3 horas ago