A Seleção Brasileira sub-15 venceu a Seleção de Ouro do Tocantins, por 10 x 0, neste sábado, 13, no estádio Nilton Santos, em Palmas, no primeiro amistoso realizado na Capital em preparação à competição sul-americana que começa no fim deste mês, no Paraguai.
Mas o que menos importou foi o placar. A seleção está em Palmas treinando no Centro de Desenvolvimento do Futebol, da Confederação Brasileira de Futebol – CBF – inaugurado recentemente, para disputar a Conmebol Liga Evolución, que começa no próximo dia 24.
A Prefeitura de Palmas ficou responsável pela estruturação do Nilton Santos para o amistoso. O estádio recebeu melhorias no gramado, nos vestiários e nas áreas de convivência dos atletas, além de um camarote climatizado para receber autoridades e dirigentes da CBF e da FTF. “Nós colocamos todo o pessoal da Fundesportes à disposição deste evento. A nossa parte foi cumprida com êxito e estamos recebendo o reconhecimento de todos que estiveram presentes, o que significa que nosso trabalho foi realizado com êxito. Agradeço aos nossos servidores e colaboradores pelo empenho”, afirmou o presidente da Fundesportes, Lécio Guimarães.
Condições semelhantes
Para o técnico da seleção brasileira sub-15, Guilherme Dalla Déa, treinar em Palmas foi uma decisão mais que acertada. “Palmas tem o mesmo clima e o Centro de Desenvolvimento está equipado com o mesmo piso (grama sintética) que vamos encontrar no Paraguai, durante a competição. É o único lugar do País que nos disponibiliza esses fatores. Só temos que agradecer o apoio de todos, da população que veio nos prestigiar e, principalmente, da Prefeitura e da FTF, que organizaram tudo de uma forma muito acolhedora, proporcionando a nós da comissão técnica e atletas, um ambiente que, certamente, irá influenciar de forma positiva em toda a nossa preparação”.
O técnico ainda destacou que guarda um agradecimento especial aos atletas do Tocantins, que foram cruciais para que os jogadores que irão representar o País nessa competição pudessem treinar em alto nível. “Não se impressionem com o placar. Nós estamos treinando há muito tempo e nossos jogadores estão acostumados a jogar juntos, ao contrário da Seleção de Ouro da FTF, que teve um desempenho bem acima do esperado”, agradeceu Dalla Déa.
O presidente da FTF, Leomar Quintanilha, afirmou que o Centro de Desenvolvimento da CBF irá proporcionar outros eventos como esse à Palmas e ao Tocantins. “Nós, agora, fazemos parte da estrutura de preparação de atletas da Confederação Brasileira de Futebol. Sempre que possível e necessário, nossa infraestrutura estará à disposição das comissões técnicas e dos atletas das Seleções Brasileiras de todas as categorias do futebol”, afirmou.
Devolução e planejamento
O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou a utilização do estádio Nilton Santos e toda a movimentação que o evento trouxe à Capital. “Nós acabamos de devolver o Nilton Santos para a administração do governo do Estado junto com um planejamento específico. Esta estrutura deve ter um funcionamento de arena, para a realização de shows e outros eventos com a participação da iniciativa privada”, disse.
Eduardo Siqueira Campos ainda destacou que a presença da Seleção Brasileira Sub-15 traz reflexos muito além do esporte, com a movimentação da rede hoteleira e comércio. “A Prefeitura fará sempre o que estiver ao seu alcance para continuar atraindo e viabilizando oportunidades assim para Palmas”, enfatizou.
A Seleção Brasileira Sub-15 permanece em Palmas até o próximo dia 22, quando viaja para o Paraguai para a disputa da Conmebol Liga Evolución, entre os dias 24 de setembro e 6 de outubro.
Texto: Luciano Moreira
Edição: Iara Cruz
Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…
Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…
Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…
Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…
Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…
O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…