Categories: Estado

Comitê discute detalhes de consulta e audiências públicas para elaboração do Plano Estadual Pena Justa


O Comitê Estadual de Políticas Penais (CEPP) realizou, nesta sexta-feira (11/4), reunião para discutir a organização da consulta pública e das audiências públicas, com a finalidade de promover a participação popular e o debate acerca das diretrizes de elaboração do Plano Estadual Pena Justa.

A reunião foi presidida pelo secretário executivo da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Hélio Marques, e pela juíza da 3ª Vara Criminal de Araguaína, Gisele Veronezi, representando os coordenadores do CEPP.

Durante o encontro foram apresentadas as ações realizadas pelo Grupo de Trabalho (GT) Estadual Pena Justa e das Câmaras Temáticas nas últimas semanas.

 

GT Estadual Pena Justa

O Grupo de Trabalho Estadual Pena Justa foi instituído pelo CEPP na última reunião realizada no mês de março. Na ocasião, foi deliberado que o GT seria composto por 12 membros, sendo quatro representantes do Poder Executivo; três do Judiciário; um do Ministério Público do Tocantins; um da Defensoria Pública Estadual; dois da sociedade civil e um representante de instituições de ensino superior.

O GT iniciou sua agenda de encontros no dia 27 de março. Até o final de abril estão previstos seis encontros.

 

Câmaras temáticas

O Comitê Estadual de Políticas Penais instituiu ainda suas câmaras temáticas. Como resultado, o colegiado do CEPP foi dividido em quatro câmaras temáticas que refletem os mesmos eixos de atuação do Pena Justa: Controle da Entrada e das vagas; Qualidade da ambiência, dos serviços prestados e da estrutura prisional; Processos de saída e reintegração social; e Políticas de não repetição.  As quatro câmaras já realizaram 11 encontros este ano.

 

Audiência pública

As audiências públicas estão previstas para acontecer nos dias 23, 27 e 30 de maio. Todos os encontros ocorrerão no horário das 13 às 19 horas, sendo que, no dia 23 de maio, o encontro será realizado no auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas; no dia 27, será no Centro de Convenções Mauro Cunha, em Gurupi; e no dia 30 na Câmara Municipal de Araguaína.

Em cada audiência serão ouvidas 50 instituições/atores sociais interessados. As inscrições poderão ser realizadas por meio de formulários que serão disponibilizados nos sites e redes sociais do Tribunal de Justiça e da Secretaria da Cidadania e Justiça, a partir do dia 5 de maio, e presencialmente, no dia do evento.

 

Consulta pública

O início da consulta pública acerca das diretrizes de elaboração do Plano Estadual Pena Justa ocorrerá entre os dias 6 e 30 de maio. Para subsidiar as contribuições, serão disponibilizados nos sites e redes sociais das instituições que fazem parte do CEPP, o Sumário Executivo da Consulta Pública e o Formulário, com perguntas abertas e fechadas.

Além disso, haverá estrutura para divulgação e realização da consulta nos estabelecimentos penais; no Escritório Social de Palmas; nas Cepemas e nas Centrais de Monitoramento Eletrônico de pessoas, com a entrega e recebimento dos formulários impressos.

Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefone (63) 3142-2067.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Judiciário do Tocantins reforça que importunação sexual é crime

Em meio às festas, blocos e celebrações do Carnaval, o Tribunal de Justiça do Tocantins…

17 horas ago

Judiciário do Tocantins funciona em regime de plantão durante o Carnaval

Durante o período do Carnaval, o Poder Judiciário do Tocantins atuará em regime de plantão,…

18 horas ago

Ação inédita une os três Poderes do Brasil no enfrentamento ao feminicídio

Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alchmin,…

19 horas ago

CGJUS abre calendário correicional de 2026 destacando diálogo, acessibilidade e fortalecimento do 1º grau

“A correição é um momento de diálogo, escuta e construção conjunta. A Corregedoria está à…

20 horas ago

Diretor Geral da Esmat é homenageado com medalhas da Esmam e da Emerj na abertura do LXII Copedem

Teve início na manhã desta quinta-feira (12/2), em São Luís (MA), a 62ª edição do…

21 horas ago

Carnaval vira estratégia de negócio e amplia oportunidades para pequenos empreendedores em 2026 | ASN Tocantins

O Carnaval no Brasil, historicamente associado à festa e à celebração popular, é também considerado…

22 horas ago