Categories: Estado

Comitê Estadual de Políticas Penais abre prazo para Consulta Pública sobre Plano Estadual do Sistema Prisional


O Comitê Estadual de Políticas Penais abre prazo de 6 a 30 de maio para a Consulta Pública voltada à elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento ao Estado de Coisas Inconstitucional no Sistema Prisional.

A iniciativa visa garantir a ampla participação da sociedade, acadêmicos, organizações sociais, movimentos populares, familiares, associações profissionais e entidades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Para contribuir, recomenda-se a leitura prévia da minuta do Plano Estadual (acesse aqui) e da Matriz de Implementação Estadual (acesse aqui), documentos elaborados pelo Comitê Estadual de Políticas Penais, responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento do Plano.

As sugestões podem ser enviadas pelo Formulário Eletrônico (acesse aqui) ou pelo Formulário Físico (acesse aqui). Neste último caso, o documento preenchido deve ser enviado, em formato PDF, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Consulta Pública atende à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu, pela primeira vez no país, um Estado de Coisas Inconstitucional nas prisões brasileiras. Essa decisão de mérito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347 estabeleceu a necessidade de elaboração e execução do Plano Nacional “Pena Justa”, além de planos estaduais e distritais que estejam alinhados à estratégia nacional e à sua matriz de implementação.

Além da Consulta Pública, estão previstas três audiências públicas nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi. Confira o edital aqui.

O objetivo das audiências é receber contribuições e sugestões orais que possam aprimorar a elaboração do Plano Estadual. Interessados em realizar manifestação oral devem se inscrever antecipadamente pelo formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/GfWf3E63iGN15dqh9, de 6 a 12 de maio, ou presencialmente no dia das audiências.

Confira as datas e locais das audiências públicas:
Palmas (presencial) – 23 de maio, das 13h às 19h, no auditório da Assembleia Legislativa.
Gurupi (presencial) – 27 de maio (terça-feira), das 13h às 19h, no Centro de Convenções Mauro Cunha.
Araguaína (presencial) – 30 de maio, das 13h às 19h, na Câmara Municipal.

Dúvidas sobre a Consulta Pública podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu Programação segue no fim de semana…

2 dias ago

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar…

2 dias ago

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

2 dias ago

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

2 dias ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

2 dias ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

2 dias ago