A Prefeitura de Palmas, por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), convocou oficialmente a 7ª Conferência Municipal da Cidade de Palmas. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de junho, no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, localizado na Área Verde 301 Sul, Avenida NS 1, Plano Diretor Sul. A convocação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 26.
A Conferência tem como tema: “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, e integra a etapa preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades e da 6ª Conferência Estadual das Cidades de Tocantins.
“A realização da Conferência tem como objetivo promover um espaço democrático de debate e proposição de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano de Palmas, com foco em participação social, justiça territorial e sustentabilidade”, informa o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária e presidente do CMDU, Israel Henrique de Melo.
Comissão
A organização do evento está a cargo da Comissão Organizadora Municipal, instituída pela Portaria/SEDURF Nº 050/2025. Entre suas responsabilidades estão: a elaboração do Regimento Interno da Conferência, a mobilização da sociedade civil e do poder público, a organização da infraestrutura do evento, o credenciamento de participantes e a coordenação geral das atividades.
A Comissão também será responsável por sistematizar as propostas elaboradas durante a Conferência e garantir a eleição de delegados e delegadas que representarão Palmas na etapa estadual.
Participação e credenciamento
As conferências municipais são públicas e abertas à participação de todos os cidadãos. Para integrar os debates e atividades, é necessário o credenciamento prévio, com identificação do participante conforme os segmentos definidos no Regimento Interno da 6ª Conferência Nacional das Cidades.
Durante o evento, representantes dos diversos setores da sociedade terão a oportunidade de contribuir com sugestões e propostas para a formulação de políticas urbanas mais eficientes, inclusivas e democráticas. Mais informações e orientações sobre o processo de credenciamento e a programação oficial serão divulgadas nos canais institucionais da Prefeitura de Palmas posteriormente.
Texto: Samara Martins
Edição: Wédila Jácome
A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o…
Quem deseja atuar como jurado voluntário no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de…
Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com servidores da Mobilidade…
Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social…
Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais Período de inscrições…
Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…