Categories: Estado

Corregedoria encerra II Encontro de Registradores com debates sobre inovação, integração e responsabilidade social


Com o objetivo de fortalecer o diálogo e a qualificação técnica dos serviços extrajudiciais do Tocantins, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) encerrou nesta segunda-feira (06/10), o II Encontro de Registradores e Tabeliães das Serventias Extrajudiciais com a Corregedoria-Geral da Justiça, promovendo uma tarde de palestras e debates sobre temas centrais para a modernização e a transparência da atividade registral.

A programação vespertina começou com a palestra sobre o protesto de Certidões de Dívida Ativa (CDA) e títulos judiciais, ministrada por Ionara Gaioso Galles, vice-presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB-BR), que destacou o papel do protesto como ferramenta de efetividade na recuperação de créditos e na segurança jurídica das relações. A palestrante ressaltou que o fortalecimento dos mecanismos de autenticidade é essencial para garantir credibilidade aos serviços e proteção às partes envolvidas. “Isso traz mais segurança tanto para os tabeliães quanto para os registradores. Uma das medidas que temos indicado é a inclusão de um código de autenticidade nos sites, o que garante mais confiabilidade e protege também o devedor”, afirmou.

Em seguida, o presidente do Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Juan Pablo, apresentou palestra sobre o papel da instituição na implantação do inventário estatístico eletrônico do setor. Durante sua exposição, ele reforçou que a iniciativa representa um avanço significativo na integração das informações imobiliárias em nível nacional, permitindo maior transparência, eficiência e confiabilidade nos dados que envolvem o sistema registral.

Encerramento

Encerrando o encontro, o advogado e consultor em Direito Notarial e Registral, José Elias de Albuquerque Moreira, apresentou a palestra ‘A atuação dos cartórios como agentes de prevenção no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo’, destacando o papel essencial das serventias extrajudiciais na integridade do sistema financeiro e na proteção das estruturas do Estado.

Em sua apresentação, José Elias ressaltou que a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo corroem as bases econômicas e sociais do país, fragilizando a economia e comprometendo o desenvolvimento. “O primeiro contato realizado no tabelionato de notas permite que os cartórios filtrem informações de forma mais precisa, um passo essencial, pois quanto mais dados forem fornecidos sem qualidade, maior será a dificuldade das autoridades na apuração de ilícitos”, ressaltou. 

Com o encerramento,  o evento reafirmou o compromisso da Corregedoria-Geral da Justiça com o aprimoramento constante dos serviços extrajudiciais e com a construção de uma rede colaborativa entre magistrados, registradores e demais operadores do Direito, consolidando o compromisso da CGJUS com a modernização, a transparência e o fortalecimento institucional do setor.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Em Palmas, Unidade de Saúde Novo Horizonte promove noite de cuidados para homens no Novembro Azul | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, Unidade de Saúde Novo Horizonte promove noite de cuidados para homens no Novembro…

7 minutos ago

Agentes de saúde e endemias de Palmas celebram pagamento de incentivo financeiro adicional | Prefeitura Municipal de Palmas

Agentes de saúde e endemias de Palmas celebram pagamento de incentivo financeiro adicional Profissionais destacam…

16 minutos ago

Educação de Palmas promove treinamento sobre a Lei de Licitações para equipes administrativas do órgão | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas promove treinamento sobre a Lei de Licitações para equipes administrativas do órgão…

11 horas ago

3ª Marcha Vidas Negras Importam será realizada nesta quinta-feira, 27, em Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

3ª Marcha Vidas Negras Importam será realizada nesta quinta-feira, 27, em Taquaralto Ato integra a…

12 horas ago

Painel final do Seminário de Gestão Pública aborda equilíbrio entre esferas de responsabilização e reformas legais

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Arióstenis Guimarães Vieira,…

12 horas ago

Câmara aprova dispensa de licitação em obras executadas pelo Exército em parceria com órgãos públicos – Notícias

26/11/2025 - 19:37   •   Atualizado em 26/11/2025 - 19:50 kayo Magalhães/Câmara dos Deputados…

12 horas ago