As comarcas de Xambioá e Arapoema receberam, nos dias 1º e 2 de outubro, a quinta etapa das correições gerais ordinárias de 2025, conduzidas pela Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS). Ao longo do ano, 12 comarcas já passaram pelo processo correcional, com o objetivo de aprimorar a prestação jurisdicional e garantir os direitos dos cidadãos.
O evento reuniu representantes das instituições que integram o sistema de Justiça, além de membros dos poderes Legislativo e Executivo. A programação incluiu diálogos simultâneos com magistrados, servidores e delegatários das serventias extrajudiciais da comarca e dos distritos vinculados
Parceria
O juiz diretor do foro da comarca de Xambioá, José Carlos Ferreira, destacou a relevância da correição para aprimorar a comarca e a prestação jurisdicional. “Receber a equipe da Corregedoria é uma oportunidade valiosa para identificar pontos de melhoria, trocar experiências e fortalecer o trabalho da Justiça em nossa região.”
Em Arapoema, representando a diretora do Foro da comarca, Gisele Pereira de Assunção, o juiz Frederico Paiva Bandeira de Souza ressaltou a importância do diálogo com a Corregedoria e a avaliação do desempenho da unidade. “A presença da correição permite conhecer orientações e boas práticas que podem ser aplicadas, contribuindo para a gestão e a qualidade dos serviços prestados à população.”
“Nosso foco é promover debates, ouvir demandas e aprimorar continuamente as atividades. O objetivo final é oferecer uma prestação jurisdicional mais eficiente, séria e eficaz, disse o juiz auxiliar da CGJUS, Marcelo Laurito Paro.
A atuação preventiva da Corregedoria foi ressaltada pelo juiz auxiliar da CGJUS, Manuel de Faria Reis Neto, que destacou a importância de acompanhar de perto o trabalho das comarcas. “Muitas vezes não conseguimos perceber todas as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Estar próximo, ouvir e orientar faz diferença, sendo gratificante ver a evolução das unidades mesmo diante dos desafios existentes”, afirmou.
Orienta+ CGJUS
Durante a programação, a equipe da CGJUS se reuniu com os servidores das comarcas e apresentou o Orienta+ CGJUS, iniciativa voltada à qualificação e ao fortalecimento das unidades judiciais. A plataforma digital oferece treinamentos, tutoriais, fluxogramas, modelos de trabalho e outros materiais de apoio para magistrados, servidores e delegatários, proporcionando suporte técnico e institucional de forma prática e acessível.
Em Xambioá, a equipe da Corregedoria visitou a casa de acolhimento local para verificar as instalações e conhecer os serviços prestados.