Categories: Estado

Curso sobre inteligência artificial foca em gestão e produtividade na Comunicação


Servidores(as) que atuam na Comunicação do Poder Judiciário do Tocantins e gestores de diretorias do Tribunal de Justiça (TJTO) participam de dois dias de capacitação sobre o uso da Inteligência Artificial na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). 

Com foco na inovação, o curso traz ferramentas tecnológicas que contribuem com a produtividade e a excelência do serviço prestado. “A inteligência artificial deve ser vista como uma aliada do servidor, principalmente na área da Comunicação.

Desta forma, o curso está sendo uma grande oportunidade de capacitação para todos nós que trabalhamos com o objetivo de aprimorar cada vez mais a comunicação do Judiciário com a população”,  afirmou a diretora de Comunicação do TJTO, Paula Bittencourt. 

Realizado nos dias 5 e 6 de maio, o curso ‘Tecnologia, Produtividade e Criatividade na Gestão da Comunicação´ conta com a consultoria de Kharina de Farias Cunha, autora do primeiro playbook brasileiro sobre IA para negócios. “O uso da Inteligência Artificial tem ligação direta com produtividade e economia de tempo e de custo. Quem domina seu trabalho e incorpora a IA torna‑se imbatível”, destacou a palestrante. 

Participando da capacitação, a jornalista Yvana Felisbela Alves pontuou a utilidade prática do conteúdo aprendido em sala de aula. “Eu já utilizava o ChatGPT para várias funções, mas aqui descobri novos comandos que vão melhorar minhas atribuições.”

Para o diretor administrativo do TJTO, Carlos Henrique Drumond, a criação de agentes robôs representa o principal ganho. “Esses assistentes virtuais executarão tarefas repetitivas e trarão mais eficiência aos serviços do Tribunal”, avaliou.

Com 35 vagas, o curso tem carga horária de 16 horas e foi dividido em oito módulos: como melhorar a produtividade e eliminar distrações; planejamento estratégico para comunicação institucional; como utilizar tecnologia para criar e gerenciar projetos; criatividade e inovação na comunicação institucional; e estratégias de comunicação digital e marketing institucional; ferramentas tecnológicas para criar e automatizar conteúdos; análise de dados e monitoramento de resultados; e planejamento de comunicação para os próximos 90 dias.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO amplia acessibilidade e passa a disponibilizar recurso de legendas nas sessões do Tribunal Pleno

O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…

34 minutos ago

Centro socioeducativo de Palmas recebe projeto nacional do CNJ voltado à leitura nesta sexta-feira (6/2)

O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…

2 horas ago

Projeto de lei cria programa para universalizar banda larga na Amazônia – Notícias

05/02/2026 - 17:16   Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…

2 horas ago

Comarca de Paranã suspende prazos processuais em razão de falta de energia elétrica

A Diretoria do Foro da Comarca de Paranã, no Sudeste do Tocantins, suspendeu os prazos…

4 horas ago

Abertura do ano legislativo em Palmas reforça diálogo e construção conjunta entre os poderes – Câmara de Palmas

A abertura do ano legislativo em Palmas foi realizada nesta quinta-feira, 5, no plenário da…

4 horas ago