Servidores(as) que atuam na Comunicação do Poder Judiciário do Tocantins e gestores de diretorias do Tribunal de Justiça (TJTO) participam de dois dias de capacitação sobre o uso da Inteligência Artificial na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).
Com foco na inovação, o curso traz ferramentas tecnológicas que contribuem com a produtividade e a excelência do serviço prestado. “A inteligência artificial deve ser vista como uma aliada do servidor, principalmente na área da Comunicação.
Desta forma, o curso está sendo uma grande oportunidade de capacitação para todos nós que trabalhamos com o objetivo de aprimorar cada vez mais a comunicação do Judiciário com a população”, afirmou a diretora de Comunicação do TJTO, Paula Bittencourt.
Realizado nos dias 5 e 6 de maio, o curso ‘Tecnologia, Produtividade e Criatividade na Gestão da Comunicação´ conta com a consultoria de Kharina de Farias Cunha, autora do primeiro playbook brasileiro sobre IA para negócios. “O uso da Inteligência Artificial tem ligação direta com produtividade e economia de tempo e de custo. Quem domina seu trabalho e incorpora a IA torna‑se imbatível”, destacou a palestrante.
Participando da capacitação, a jornalista Yvana Felisbela Alves pontuou a utilidade prática do conteúdo aprendido em sala de aula. “Eu já utilizava o ChatGPT para várias funções, mas aqui descobri novos comandos que vão melhorar minhas atribuições.”
Para o diretor administrativo do TJTO, Carlos Henrique Drumond, a criação de agentes robôs representa o principal ganho. “Esses assistentes virtuais executarão tarefas repetitivas e trarão mais eficiência aos serviços do Tribunal”, avaliou.
Com 35 vagas, o curso tem carga horária de 16 horas e foi dividido em oito módulos: como melhorar a produtividade e eliminar distrações; planejamento estratégico para comunicação institucional; como utilizar tecnologia para criar e gerenciar projetos; criatividade e inovação na comunicação institucional; e estratégias de comunicação digital e marketing institucional; ferramentas tecnológicas para criar e automatizar conteúdos; análise de dados e monitoramento de resultados; e planejamento de comunicação para os próximos 90 dias.