Categories: Mundo

Depois de 18 anos de prisão, Justiça dos EUA anula condenação de inocente


Sheldon Thomas, de 35 anos, foi preso em 2004 pelo homicídio de um adolescente e lesão corporal de outro

Banco de imagens/Pexels
Crimes aconteceram em 2004 e o homem de 35 anos estava preso desde então

Um juiz do tribunal distrital do Brooklyn, nos Estados Unidos, anulou, nesta quinta-feira, 9, a condenação de um afro-americano que passou 18 anos preso por um assassinato que não cometeu, e que foi sentenciado com base em uma fotografia de outra pessoa. Sheldon Thomas, de 35 anos, foi acusado e condenado a 25 anos de prisão pelo homicídio de Anderson Bercy, de 14 anos, e lesão corporal em outro adolescente, em 24 de dezembro de 2004, durante uma troca de tiros no Brooklyn, em Nova York. Após ordenar uma nova investigação, 18 anos depois, o promotor distrital Eric González pediu que a sentença fosse anulada e a acusação retirada. O juiz Matthew D’Emic cumpriu os trâmites nesta quinta e o “Sr. Thomas saiu do tribunal como um homem livre”, disse uma fonte judicial à AFP. Em princípio, a acusação assegurou que Thomas e outras duas pessoas, todos pertencentes a uma mesma gangue, participaram do tiroteio. Contudo, segundo as provas, apenas duas armas foram usadas para realizar disparos de dentro de um carro. Uma testemunha chegou a identificar duas pessoas que estavam em um carro, mas nenhuma delas era Thomas. No entanto, um detetive mostrou à testemunha uma foto de outra pessoa, também chamada Sheldon Thomas, existente em uma base de dados da polícia. Ela o reconheceu como um dos autores dos disparos.

Segundo a nova investigação, que colheu o depoimento de várias testemunhas, os policiais envolvidos no caso estavam decididos a prender Thomas e utilizaram um procedimento de identificação falho como pretexto. Em uma audiência realizada em 2006, descobriu-se a existência de falso testemunho sobre as fotos, mas o juiz decidiu seguir adiante com o processo alegando que havia causa provável para prender Thomas, com base em “denúncias anônimas” e no fato de que os dois homônimos se pareciam. Antes do início do julgamento, a promotoria retirou as acusações contra um dos suspeitos. Com o andamento dos procedimentos, o juiz absolveu o segundo acusado, mas Thomas acabou condenado a 25 anos de prisão por homicídio em segundo grau e tentativa de homicídio. A nova investigação concluiu que o acusado foi privado do “devido processo legal em cada etapa” e que foi vítima de uma “condenação fundamentalmente injusta”.

Também assinalou que, apesar das afirmações da polícia, dos promotores, do juiz de primeira instância e de um colegiado de apelação, o acusado e seu homônimo mostrado na fotografia não se parecem. A defesa mostrou a 32 estudantes de direito negros uma foto do acusado, que também é negro, e a que foi usada como prova no primeiro julgamento. Vinte e sete concluíram que o Thomas acusado não era o mesmo da foto. Dos outros cinco, um pensou que a pessoa da matriz de fotos era o acusado. É preciso “ter a coragem de corrigir os erros do passado”, disse o procurador González, disposto a rever velhos casos suspeitos.

*Com informações da AFP





FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Rede municipal de ensino prepara alunos para provas do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Rede municipal de ensino prepara alunos para provas do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas…

10 minutos ago

Tribunal do Júri condena homem por homicídio qualificado e pena alcança 14 anos de prisão

Em sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Natividade, realizada nesta quinta-feira (18/9), o…

37 minutos ago

Empreenda Mulher completa 1 ano e fortalece o protagonismo feminino no empreendedorismo | ASN Tocantins

O evento Empreenda Mulher chega à sua primeira edição comemorativa de aniversário, celebrando um ano…

58 minutos ago

Corregedoria Nacional de Justiça realiza inspeção ordinária no TJTO entre 24 e 26/9

A Corregedoria Nacional de Justiça realizará, entre os dias 24 e 26 de setembro, inspeção…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas promove evento de adoção neste sábado, 20, no Capim Dourado Shopping | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove evento de adoção neste sábado, 20, no Capim Dourado Shopping Serão…

2 horas ago

Dorinha destaca avanço no Senado • Senadora Professora Dorinha

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1.300/2025, que amplia a Tarifa…

3 horas ago