Desfile terá início às 9h, com previsão de durar cerca de 2 horas, e são esperados cerca de 200 autoridades e convidados na tribuna de honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em Brasília, principal evento comemorativo da Semana da Pátria, deve reunir cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo expectativa do governo federal. O desfile terá início às 9h, com previsão de durar cerca de 2 horas. São esperados cerca de 200 autoridades e convidados na tribuna de honra com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre ministros, chefes de poderes e representantes das Forças Armadas. Este ano, o slogan da semana é “Democracia, soberania e união”. Como este é primeiro Dia da Independência do terceiro mandato de Lula, setores da oposição ao governo puxaram um boicote aos desfiles realizados nacionalmente. “É dia de ficar em casa”, disse o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em entrevista à Jovem Pan News, se dirigindo aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que promoveram manifestações de rua nesta data comemorativa durante o governo anterior.
Na cerimônia do desfile cívico-militar deste ano, entre outras atrações, terá a execução do Hino Nacional, passagem das tropas das Forças Armadas – Marinha, Exército e Força Aérea -, com veículos e aeronaves, apresentação de escolas públicas do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros, além de bandas. A cerimônia será aberta pela Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas, os Dragões da Independência, e o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília, que executarão o Hino Nacional e o Hino da Independência. Em seguida, o comandante militar do Planalto, general de divisão Ricardo Piai Carmona, apresentará a tropa ao presidente da República e solicitará autorização para dar início ao desfile. Caberá ao medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o terceiro sargento Hebert Conceição, dar início ao desfile. Ele conduzirá o fogo simbólico da pátria, acompanhado por esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília. O ponto alto do desfile será a apresentação aérea da Esquadrilha da Fumaça, que encerra a solenidade com uma demonstração acrobática.
Para garantir a segurança das pessoas que vão assistir o desfile, alguns itens serão proibidos, como fogos de artifício e similares; armas em geral; apontador a laser ou similares; artefatos explosivo; spray e aerossóis; mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar bandeiras e cartazes. Não serão permitidos também garrafas de vidro e latas; armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que tenham aparência de arma de fogo; drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira; substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo; armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural, a exemplo de tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape e brocas. Também está proibido o uso de drones no espaço aéreo da Esplanada dos Ministérios. Intervenções no trânsito e revistas serão realizadas, com ações de policiamento e reforço nos atendimentos de emergência e de delegacias específicas para registro de ocorrências.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse na segunda-feira, 4, que a expectativa é que o desfile do 7 de setembro ocorra em clima de tranquilidade e concórdia. Ele destacou que o esquema de segurança estará reforçado. A Força Nacional atuará em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado, da União e do Distrito Federal.
*Com informações da Agência Brasil
Quem está de olho em dar um próximo passo na formação acadêmica já pode se…
Educação de Palmas organiza custeio da energia e simplifica rotina das unidades educacionais Medida garante…
Os microempreendedores individuais (MEIs) excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar…
Prefeitura de Palmas executa serviços de manutenção no Jardim Taquari, Aurenys e Lago Sul Retirada…
Crianças e adolescentes são o foco em diversos projetos de lei prontos para análise na…
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) publicou no Diário da Justiça o Edital…