Uma cerimônia marcada por apresentações e palestras voltadas à primeira infância abriu, neste sábado, 29, as atividades do Dia D da Primeira Infância, promovido pela Prefeitura de Palmas como parte das atividades que integram o programa ‘TCE de Olho no Futuro’, do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO). O evento ocorreu na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, na região norte da Capital, e reuniu famílias, profissionais, gestores públicos e parceiros.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, a primeira-dama e secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, representantes do TCE-TO, secretários municipais e representantes de instituições parceiras participaram da abertura. A comunidade foi recebida com uma ampla programação voltada especialmente às crianças de zero a seis anos, com serviços nas áreas de assistência social, saúde, cultura, esporte e educação.
“Com muita honra nos juntamos a este belíssimo projeto do TCE Tocantins que nos convida a valorizar e priorizar cada dia mais os pequenos palmenses que têm entre zero e seis anos de idade. Temos cuidado com esse público desde o primeiro dia da nossa gestão”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
O presidente do TCE-TO, conselheiro Alberto Sevilha, ressaltou que ações como essa reforçam o compromisso com o futuro das crianças tocantinenses. “Essa união de esforços é fundamental para que possamos mudar a realidade de centenas de milhares de crianças do nosso Tocantins e também de suas famílias. É o mínimo que podemos fazer para honrar os pioneiros que construíram nosso Estado”, destacou.
Fortalecimento dos laços familiares
Para Polyanna Siqueira Campos, o evento reforça o compromisso conjunto do poder público com o desenvolvimento integral das crianças. “Este momento reafirma nossa responsabilidade de garantir que cada criança tenha acesso a cuidado, proteção e oportunidades desde os primeiros anos de vida. A presença das famílias aqui hoje mostra que estamos no caminho certo, oferecendo um atendimento mais humano, acolhedor e integral”, enfatizou.
A professora Gisele Marinho participou do evento com as filhas, Helena, 12 anos, e Lívia, dois anos, e destacou a importância da ação. “Foi tudo muito positivo: passamos pelo pediatra, fomos atendidas pela equipe de saúde bucal e depois curtimos as atividades culturais. A Prefeitura está certa em promover momentos voltados às famílias e às crianças, como o show do Mundo Bita e eventos como o Dia D.”
Serviços
Quem passou pela ETI Padre Josimo foi muito bem atendido pelas equipes do município e entidades parceiras que ofertaram desde ações culturais, corte de cabelo, atendimentos de saúde, assistência social e outros.
A educadora ambiental Emiliana Neta, com apoio da assistente administrativa Ana Priscila da Silva, conduziu uma oficina de guirlanda natalina produzida com materiais naturais do cerrado. Além da oficina, a Fundação Municipal de Meio Ambiente distribuiu mudas frutíferas, copos biodegradáveis feitos com fibra de arroz e agendas de papel reciclado, reforçando práticas de sustentabilidade.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Iara Cruz
Prefeitura de Palmas leva ações de saúde à programação do Novembro Negro Evento, que aconteceu…
Prefeitura de Palmas tem alta adesão em serviços de saúde no Dia D pela Primeira…
Dia D contra a gripe atrai público-alvo da campanha e reforça importância da vacinação Prefeitura…
Prefeitura de Palmas abre seleção para residência médica com 20 vagas na Atenção Primária Inscrições…
Cmei Sementes do Amanhã promove momento literário com presença da neta de Cora Coralina Autora…
Alunos da ETI João Beltrão realizam noite de autógrafos após produzirem seus próprios livros Projeto,…