Categories: Negócios

Dia da Pizza: pequenos negócios movimentam setor que segue em alta no país | ASN Tocantins


Considerado um dos ramos mais tradicionais do setor de alimentação, as pizzarias atraem consumidores de todos os gostos e seguem em alta no país, com crescimento de 11,5% em 2023. Levantamento divulgado recentemente pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) mostrou que a força que move o setor é de pequenos negócios, com mais de 90% das 34.097 empresas ativas em todo o país. O dia 10 de julho é lembrado como o Dia Mundial da Pizza. A data foi criada em 1985.

Na pesquisa, as microempresas (ME) representam 87,2%, enquanto as Empresas de Pequeno Porte alcançam 10,9% e as Sociedades Limitadas (LTDA), 1%. A região Sudeste se destaca, pois concentra 52% dos estabelecimentos em operação, com o estado de São Paulo no topo do ranking com 34% das pizzarias ativas no Brasil.

No entanto, segundo a Apubra, nos últimos dois anos, estados do Norte e Nordeste apresentaram o maior crescimento acumulado. São eles: Rondônia (19,41%), Maranhão (15,97%), Tocantins (14,56%), Pará (14,32%), Alagoas (13,31%), Amazonas (13,20%) e Rio Grande do Norte (12,94%). Apenas dois estados não são da região: Minas Gerais (14,91%) e Goiás (13,26%).

Bruno Lopes, gestor de alimentos e bebidas do Sebrae, alerta que o empreendedor que pretende entrar neste segmento precisa fazer um bom planejamento.

Conhecer o mercado local, identificar o perfil dos concorrentes já estabelecidos na vizinhança, preparar um cardápio diversificado, treinar um bom time de funcionários e qualificar a gestão do negócio são apenas algumas das providências fundamentais antes de abrir as portas da pizzaria.

Bruno Lopes, gestor de alimentos e bebidas do Sebrae
“Se, por um lado, a pizza se tornou uma das comidas preferidas do brasileiro, fazendo do país o maior consumidor do mundo, ao lado dos Estados Unidos, é fato também que o mercado é extremamente disputado. O empreendedor precisa se diferenciar”, acrescenta Bruno.

Mercado amplo e versátil

O ramo no Brasil é abrangente e consegue agradar a todos os gostos da clientela, oferecendo diversos tipos de formatos e modelos de negócios para quem deseja montar uma pizzaria. Apesar de o produto, em essência, ser praticamente o mesmo, existe quatro diferentes alternativas para explorar esse mercado: à la carte, rodízio, fast food e delivery. Neste último caso, não há consumo no local, com o foco da atividade apenas no sistema de entrega em domicílio.

Confira as dicas do Sebrae para montar uma pizzaria

1. Planejamento inicial. Primeiro defina o conceito da sua pizzaria e faça uma pesquisa de mercado para entender quem será o seu público-alvo. Avalie também o investimento necessário, além de identificar potenciais concorrentes e parceiros.

2. Escolha do local. Avalie se o ponto é de fácil acesso e com espaço suficiente para cozinha e atendimento.

3. Documentação e licenças. Certifique-se que tudo está regularizado, obtendo todos os alvarás e licenças necessários. Busque conhecer também as normas de higiene e segurança alimentar para o segmento.

4. Equipamentos e infraestrutura. Invista em equipamentos de qualidade e crie uma decoração que seja acolhedora e temática.

5. Cardápio atraente. Ofereça uma boa variedade de pizzas, incluindo opções vegetarianas e veganas, além de entradas, bebidas e sobremesas. Um cardápio diversificado possibilita que a pizzaria alcance um universo maior de clientes em vários nichos de mercado.

6. Equipe qualificada. Contrate funcionários experientes, em especial o pizzaiolo, e invista em treinamentos periódicos, além disso tenha regras claras sobre as funções desempenhadas.

7. Marketing e Divulgação. Crie uma identidade visual atraente e coerente com a temática que pretende abordar na pizzaria, além de investir numa presença forte nas redes sociais. Invista em marketing digital e faça promoções e eventos para atrair clientes.

8. Inauguração e Operação. Planeje uma inauguração especial e mantenha a qualidade dos seus produtos e do atendimento para fidelizar clientes.

9. Controles. Invista em sistemas de gestão de vendas e de controle de estoque para monitorar dados, evitar desperdícios e otimizar a gestão da sua empresa.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Espaço Saúde do Tribunal de Justiça lança podcast para conscientização no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Nesta sexta-feira (20/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reforça as ações do Dia…

1 dia ago

Centro de Saúde do TJTO dará início a acompanhamento psicossocial de magistrados(as) e servidores(as) em condições especiais de trabalho a partir de março

O Centro de Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cesau/TJTO) dará início ao acompanhamento…

1 dia ago

Senadora Professora Dorinha propõe atendimento psicológico via SUS para brasileiras vítimas de violência no exterior

A senadora Professora Dorinha Seabra (União) apresentou o Projeto de Lei 6.461/2025, que garante assistência…

1 dia ago

TJTO investe em modernização de unidades e realiza maior reforma estrutural do Fórum de Palmas em 22 anos

Após mais de duas décadas sem intervenções estruturais de grande porte, o Fórum da Comarca…

1 dia ago

Comitê confirma 3ª edição do Pop Rua Jud para 17 de abril, em Araguaína

O Comitê Regional Pop Rua Jud definiu, em reunião nesta sexta-feira (20/2), a realização da…

1 dia ago

Projeto reconhece líderes comunitários e cria cadastro nacional – Notícias

19/02/2026 - 18:23   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Deputado Vicentinho Júnior, autor do projeto de…

2 dias ago