Dia da Pizza: pequenos negócios movimentam setor que segue em alta no país | ASN Tocantins


Considerado um dos ramos mais tradicionais do setor de alimentação, as pizzarias atraem consumidores de todos os gostos e seguem em alta no país, com crescimento de 11,5% em 2023. Levantamento divulgado recentemente pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) mostrou que a força que move o setor é de pequenos negócios, com mais de 90% das 34.097 empresas ativas em todo o país. O dia 10 de julho é lembrado como o Dia Mundial da Pizza. A data foi criada em 1985.

Na pesquisa, as microempresas (ME) representam 87,2%, enquanto as Empresas de Pequeno Porte alcançam 10,9% e as Sociedades Limitadas (LTDA), 1%. A região Sudeste se destaca, pois concentra 52% dos estabelecimentos em operação, com o estado de São Paulo no topo do ranking com 34% das pizzarias ativas no Brasil.

No entanto, segundo a Apubra, nos últimos dois anos, estados do Norte e Nordeste apresentaram o maior crescimento acumulado. São eles: Rondônia (19,41%), Maranhão (15,97%), Tocantins (14,56%), Pará (14,32%), Alagoas (13,31%), Amazonas (13,20%) e Rio Grande do Norte (12,94%). Apenas dois estados não são da região: Minas Gerais (14,91%) e Goiás (13,26%).

Bruno Lopes, gestor de alimentos e bebidas do Sebrae, alerta que o empreendedor que pretende entrar neste segmento precisa fazer um bom planejamento.

Conhecer o mercado local, identificar o perfil dos concorrentes já estabelecidos na vizinhança, preparar um cardápio diversificado, treinar um bom time de funcionários e qualificar a gestão do negócio são apenas algumas das providências fundamentais antes de abrir as portas da pizzaria.

Bruno Lopes, gestor de alimentos e bebidas do Sebrae
“Se, por um lado, a pizza se tornou uma das comidas preferidas do brasileiro, fazendo do país o maior consumidor do mundo, ao lado dos Estados Unidos, é fato também que o mercado é extremamente disputado. O empreendedor precisa se diferenciar”, acrescenta Bruno.

Mercado amplo e versátil

O ramo no Brasil é abrangente e consegue agradar a todos os gostos da clientela, oferecendo diversos tipos de formatos e modelos de negócios para quem deseja montar uma pizzaria. Apesar de o produto, em essência, ser praticamente o mesmo, existe quatro diferentes alternativas para explorar esse mercado: à la carte, rodízio, fast food e delivery. Neste último caso, não há consumo no local, com o foco da atividade apenas no sistema de entrega em domicílio.

Confira as dicas do Sebrae para montar uma pizzaria

1. Planejamento inicial. Primeiro defina o conceito da sua pizzaria e faça uma pesquisa de mercado para entender quem será o seu público-alvo. Avalie também o investimento necessário, além de identificar potenciais concorrentes e parceiros.

2. Escolha do local. Avalie se o ponto é de fácil acesso e com espaço suficiente para cozinha e atendimento.

3. Documentação e licenças. Certifique-se que tudo está regularizado, obtendo todos os alvarás e licenças necessários. Busque conhecer também as normas de higiene e segurança alimentar para o segmento.

4. Equipamentos e infraestrutura. Invista em equipamentos de qualidade e crie uma decoração que seja acolhedora e temática.

5. Cardápio atraente. Ofereça uma boa variedade de pizzas, incluindo opções vegetarianas e veganas, além de entradas, bebidas e sobremesas. Um cardápio diversificado possibilita que a pizzaria alcance um universo maior de clientes em vários nichos de mercado.

6. Equipe qualificada. Contrate funcionários experientes, em especial o pizzaiolo, e invista em treinamentos periódicos, além disso tenha regras claras sobre as funções desempenhadas.

7. Marketing e Divulgação. Crie uma identidade visual atraente e coerente com a temática que pretende abordar na pizzaria, além de investir numa presença forte nas redes sociais. Invista em marketing digital e faça promoções e eventos para atrair clientes.

8. Inauguração e Operação. Planeje uma inauguração especial e mantenha a qualidade dos seus produtos e do atendimento para fidelizar clientes.

9. Controles. Invista em sistemas de gestão de vendas e de controle de estoque para monitorar dados, evitar desperdícios e otimizar a gestão da sua empresa.



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