O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1.300/2025, que amplia a Tarifa Social de Energia Elétrica e garante a gratuidade total da conta de luz para cerca de 4,5 milhões de famílias de baixa renda em todo o país. A senadora professora Dorinha Seabra (União), defensora da proposta, ressaltou o impacto social da medida, que agora segue para sanção presidencial na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV 4/2025).
A parlamentar destacou que o Tocantins é um dos estados com a tarifa mais alta do país e essa medida trará alívio no bolso de muitos consumidores de baixa renda. “A energia elétrica é um direito essencial, não pode ser vista como privilégio e nem deveria ser tão cara. Esta medida garante dignidade e mais segurança às famílias que enfrentam dificuldades para pagar a conta de luz. É uma conquista que reflete o compromisso do Congresso com os mais vulneráveis”, afirmou.
O texto aprovado estabelece que famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção total da fatura quando o consumo mensal for de até 80 kWh. Até então, a Tarifa Social previa apenas descontos parciais entre 10% e 65% para consumos de até 220 kWh.
Além das famílias de baixa renda, a medida prevê critérios especiais de desconto e isenção para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), comunidades rurais, indígenas e quilombolas, ampliando o alcance da política social.
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) convida pesquisadoras, pesquisadores e profissionais interessados(as) na interseção…
A Câmara Municipal de Palmas (CMP), por meio da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e…
Alunos da rede municipal de ensino de Palmas participam do Festival Paralímpico Loterias Caixa Objetivo…
As cidades de Piraquê e Guaraí viveram dias de conquista com a entrega de títulos…
Educação de Palmas promove encontros formativos para construção do currículo da rede Currículos para o…
A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizará audiência pública na quinta-feira (25), de setembro às…