Durante discurso no Plenário do Senado nesta quarta-feira (30), a senadora Dra. Eudócia (PL-AL) defendeu a criação de uma política pública para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas contra o câncer com base na tecnologia do RNA mensageiro. A parlamentar é autora do Projeto de Lei (PL) 126/2025, que propõe ações integradas do poder público para apoiar a produção nacional e ampliar o acesso a esse tipo de tratamento. Ela destacou que a proposta busca transformar avanços científicos em políticas públicas capazes de beneficiar pacientes oncológicos em todo o país.
— O que está em jogo aqui é mais do que inovação científica. Estamos falando de dignidade, de vidas que podem ser prolongadas ou salvas, de famílias que podem ser preservadas da dor. Não é apenas uma questão de saúde, mas de humanidade — afirmou a senadora.
Dra. Eudócia relatou que recebeu convites dos embaixadores da Rússia e da Austrália para conhecer inovações na área e registrou a presença de especialistas como a Dra. Ludhmila Hajjar, o Dr. Fernando Maluf e o Dr. Gustavo Guimarães em discussões anteriores sobre o tema. Também agradeceu o apoio do presidente do Senado Davi Alcolumbre e dos senadores Rogério Carvalho (PT-SE) e Irajá (PSD-TO), que contribuíram para o fortalecimento da pauta da biotecnologia na Casa.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Educação de Palmas promove treinamento sobre a Lei de Licitações para equipes administrativas do órgão…
3ª Marcha Vidas Negras Importam será realizada nesta quinta-feira, 27, em Taquaralto Ato integra a…
O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Arióstenis Guimarães Vieira,…
26/11/2025 - 19:37 • Atualizado em 26/11/2025 - 19:50 kayo Magalhães/Câmara dos Deputados…
Sob ‘alerta laranja’ Defesa Civil de Palmas orienta moradores Dados do Inmet apontam para um…
Fundação Cultural comemora prestígio e sucesso alcançados pelo ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus…