Professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que ingressaram recentemente na rede municipal de ensino de Palmas participaram na manhã desta quinta-feira, 21, do Encontro para Construção Colaborativa do Currículo de Libras. O encontro, que contemplou professores do 3º ao 5º ano, é uma iniciativa da Escola de Formação Permanente da Educação de Palmas (Efpep), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A técnica do setor de Currículo da Diretoria de Ensino Fundamental da Semed, Andreia Nunes, destacou que o objetivo é envolver os professores de Libras na construção do currículo da Língua Brasileira de Sinais no âmbito da rede municipal. “Essa construção está sendo feita por várias mãos, Semed e professores. Nesse encontro colaborativo, estudamos o conceito e utilização da Taxonomia de Bloom como suporte para a elaboração das habilidades que serão desenvolvidas no currículo do componente curricular da Língua Brasileira de Sinais e como a Taxonomia de Bloom nos ajuda nessa construção das habilidades. Estamos construindo algo inovador e nesse processo contamos com os novos educadores efetivos”, frisou.
A professora de Libras Zélia Miranda, que atua na Escola Municipal Olga Benário, destaca a importância da contribuição dos professores para a construção do currículo. “Essa formação é muito importante porque nós, professores, estamos juntos construindo o currículo de Libras como L2 (segunda língua) no município. Como se trata de uma disciplina nova, tudo ainda é muito recente e não existem muitas referências consolidadas. Temos uma ementa que serve como base, e a partir dela estamos desenvolvendo e adaptando o currículo. Hoje estamos plantando as sementes e, no dia a dia, em sala de aula, vamos descobrindo e ajustando metodologias e práticas pedagógicas para garantir que a Libras seja aprendida de forma natural, consolidando-se, de fato, como uma segunda língua”, destacou.
Segunda língua
Atualmente, na rede municipal de ensino, a disciplina de Libras é adotada como L2 (segunda língua) apenas nas escolas de tempo integral. O objetivo é expandir o currículo, proporcionando o aprendizado nas demais séries e unidades educacionais. “É um processo de construção demorado já que não é contemplado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nem no Documento Curricular do Tocantins (DCT)”, conclui Andreia Nunes.
Texto: Vania Machado
Edição: Iara Cruz
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