Categories: Estado

Em alusão ao Dia da Justiça, Poder Judiciário abre mostra itinerante em Araguaína


O Poder Judiciário do Tocantins abriu, nesta quinta-feira (27/11), uma mostra itinerante em comemoração ao Dia da Justiça, celebrado em 8 de dezembro. Com exposição e atendimento ao público, Araguaína foi a primeira cidade a receber o projeto que passará por Gurupi e Palmas ainda este ano. 

Os moradores de Araguaína podem visitar o estande do Tribunal de Justiça no Shopping Center Lago até esta sexta-feira (28/11). Quem passar pelo local vai conferir de perto a exposição Vozes Silenciadas: A Luta de Paula por Liberdade. A história desta mulher negra e escravizada que conquistou judicialmente sua liberdade em 1858, três décadas antes da Lei Áurea, é contada por meio de paineis, videos e documentos históricos. 

Ainda no local, a Ouvidoria da Mulher e a Ouvidoria Judiciária estão prestando informações aos visitantes, com orientação a respeito dos canais de atendimento do Judiciário.

“Esta exposição traz um pouco do Judiciário para os espaços públicos, aproximando o Tribunal da população para tirar dúvidas e divulgar os nossos canais de atendimento e comunicação com a sociedade”, destacou a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, ao visitar a mostra. “E essa exposição sobre a escrava Paula dá destaque a uma história tão forte e simbólica do nosso Judiciário, que reconheceu a liberdade de uma mulher escravizada antes mesmo da Lei Áurea; um resgate importante da nossa memória institucional”, complementou.

O advogado Luiz Felipe Dias visitou a mostra e ressaltou a riqueza da história apresentada pelo Judiciário.

“Achei bem interessante, uma experiência bastante emblemática. Acredito que a exposição possa levar conscientização e expansão de consciência sobre a importância de buscar nossos direitos. É um processo do nosso Poder Judiciário do Tocantins que mostra força, justiça e faz parte da história do nosso país”, afirmou o visitante.

 

História preservada

A exposição apresenta dois painéis em frente e verso, além de expositor com parte do documento original da decisão que liberta Paula da escravidão e mesa interativa com acesso à integra do manuscrito histórico. A iniciativa é fruto de um trabalho de arqueologia documental e preservação da memória realizado pela Esmat e pela Comissão de Gestão da Memória do TJTO.

“É um orgulho resgatar essa história de resistência. Paula procurou a Justiça mesmo em condições difíceis e nos lembra que, ainda hoje, muitas pessoas vivem situações de exploração. A vida dela nos inspira a lutar pelos nossos direitos”, pontuou omembro da Comissão de Jurisprudência, Documentação e Memória (Cojud), Filipe Cunha, que atuou na pesquisa e organização da exposição.

 

Programação 

A mostra do Dia da Justiça seguirá na próxima semana para Gurupi, nos dias 3 e 4 de dezembro, no Shopping Araguaia. De 6 a 8 de dezembro, será a vez dos palmenses receberem a ação no Shopping Capim Dourado. 

“A mostra que encerra justamente no Dia da Justiça, em 8 de dezembro, pela Capital, reforça o propósito da data e tem a intenção de ampliar o conhecimento da população a respeito do trabalho do Judiciário. É uma forma das pessoas entenderem melhor como funciona a Justiça e como ter acesso aos serviços prestados pelo Tribunal”, destacou a diretora de Comunicação do TJTO, Paula Bittencourt, gestora do projeto.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura promove ação sobre diversidade cultural no Cras Javaé | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura promove ação sobre diversidade cultural no Cras Javaé Evento foi realizado pelo Serviço de…

41 minutos ago

Justiça condena fabricantes de peças e de veículo a indenizar motorista após pneu estourar e causar perda do carro em capotamento na BR-153

Uma fabricante de pneus, sediada em São Paulo, e outra de veículos, radicada em Minas…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas aplicará correção salarial em 4,77%, referente ao ano de 2025, em duas parcelas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas aplicará correção salarial em 4,77%, referente ao ano de 2025, em duas…

2 horas ago

Ruas da Baixada do Jardim Aureny III começam a receber pavimentação | Prefeitura Municipal de Palmas

Ruas da Baixada do Jardim Aureny III começam a receber pavimentação Prefeito Eduardo Siqueira Campos…

2 horas ago

Tribunal do Júri de Palmas condena réu por homicídio ocorrido no Réveillon e pena passa de 11 anos de prisão

O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou o pedreiro Guiler Nonato…

2 horas ago