Categories: Estado

em Cristalândia, reuniões setoriais permitem o compartilhamento de demandas e de práticas bem-sucedidas na busca por mais qualidade no atendimento


Conhecer a realidade da comarca por meio do diálogo a fim de identificar as áreas que precisam de aprimoramento. Essa foi a dinâmica das reuniões setoriais que nortearam os trabalhos correicionais, nesta terça-feira (8/8), na Comarca de Cristalândia, que além do município sede, atende também os distritos de Chapada de Areia, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia e Pium.

Estamos tendo a oportunidade de conhecer melhor a realidade de vocês, assim como os desafios enfrentados e as boas práticas que tanto contribuem para a entrega de uma justiça de qualidade ao cidadão

Destacou a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, reforçando que o objetivo da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) é manter a comunicação mais próxima e direta.

Diálogos
O diálogo com magistrados e servidores voltados à orientação e à escuta sobre as demandas processuais na unidade foi conduzido pela corregedora-geral , desembargadora Maysa Vendramini Rosal; pelo juiz auxiliar da Presidência da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), Ariostenis Guimarães Vieira, responsável pelas serventias judiciais; pelo coordenador de Correição Judicial, Renato Alves Gomes; e pela chefe de gabinete da CGJUS, Lívia Guimarães.
Em outro ambiente, com as serventias extrajudiciais, o diálogo foi coordenado pelo juiz auxiliar Esmar Custódio Vêncio Filho, responsável pela área na CGJUS, e pelo coordenador dos serviços notariais, Wagner José dos Santos.

Conforme o juiz auxiliar da Presidência da CGJUS, Ariostenis Vieira,  correição é o momento que o Judiciário tem para reafirmar o diálogo com a sociedade, com diálogo e transparência, para que possa oferecer um serviço de qualidade. 

O juiz auxiliar da Presidência, Esmar Vêncio Filho, enfatizou a vertente da gestão da desembargadora Maysa baseada no diálogo, que segundo o magistrado, vem como solução para a melhoria da prestação jurisdicional.

Abertura
Décima segunda e penúltima comarca a receber a equipe da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), Cristalândia teve os trabalhos da Correição Geral Ordinária abertos, nesta terça-feira, pela corregedora-geral da justiça, desembargadora Maysa Vendramini, que na oportunidade destacou a importância do momento para orientações, sugestões e troca de conhecimentos sobre práticas, ferramentas de gestão e processos de trabalho com o objetivo de que sejam alcançadas melhorias na produtividade.

Ao falar sobre os desafios e superações nesses 10 anos, desde que assumiu a Comarca, o juiz diretor do Fórum de Cristalândia, Wellington Magalhães, citou entre as conquistas, a construção da sede do Poder Judiciário no município.

Lembrou que os desafios só foram superados em virtude do compromisso e dedicação de cada servidor da comarca e mencionou que sempre se pautou pela transparência. “Está comarca sempre esteve de portas abertas à comunidade”, disse, registrando que sempre prezou pela serenidade, produtividade e acessibilidade, mas nunca colocou em risco uma prestação jurisdicional, pois sempre atuou com um olhar para o ser humano. “Por trás de números, existem vidas, bens, patrimônios e os direitos fundamentais dos cidadãos”, ressaltou.

Recém-chegado à Comarca, o juiz José Eustáquio de Melo Júnior se apresentou à comunidade local e lembrou que aceitou o desafio de somar e contribuir com a equipe para um serviço de qualidade.

A defensora pública Letícia Amorim Saraiva dos Santos e o advogado Roseno Vidal Santin, que representou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), destacaram a parceria e colaboração para que a Comarca entregue a melhor prestação aos jurisdicionados.

Nupref
Na oportunidade, a desembargadora corregedora-geral da Justiça agradeceu pela oportunidade da conversa transparente e produtiva e aproveitou para falar sobre o trabalho de regularização fundiária, desenvolvido pela Corregedoria, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), coordenado pela juiz Wellington Magalhães.

Também fez o convite aos presentes para a 1ª Semana Nacional de Regularização Fundiária – Solo Seguro, iniciativa da Corregedoria Nacional da Justiça que acontecerá de 28 de agosto a 1º de setembro, em todos os estados da Amazônia Legal, da qual o Tocantins faz parte.

 

Presenças
O evento também contou com a presença dos prefeito de Cristalândia, Wilson Júnior  Carvalho de Oliveira; e de Chapada de Areia, Adalto Mendes de Oliveira; dos presidentes das Câmaras Municipais de Nova Rosalândia, José Antônio das Chagas; Lagoa da Confusão, Welice Cardoso; e Cristalândia, Salmeron Gomes; da comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Joicilene Araújo Rezende; dos delegados de polícia Guilherme Pereira Couto Moreira e Jeannine Daier de Andrade; e de servidores e oficiais dos cartórios extrajudiciais da Comarca.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

8 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

9 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

11 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

12 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

13 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

13 horas ago