Estado

Empresa responsável por balsa é autuada pelo Procon Tocantins

Na manhã desta quarta-feira, 21, o Procon Tocantins autuou a empresa Pipes por cobrar tarifa individual de passageiros de ônibus que fazem uso das balsas. O órgão de defesa do consumidor já havia notificada a mesma, no último dia 16 de novembro para que a prática ilegal fosse suspensa de imediato.

Nas denúncias os consumidores relataram que além de cobrar pela travessia dos ônibus, a empresa também estava cobrando o valor R$ 2.17 por cada passageiro dos veículos que atravessavam pela balsa durante as travessias do Rio Tocantins, nos trechos Carolina no Maranhão (MA) e em Filadélfia, município tocantinense.

“No caso dos ônibus, além de pagar a tarifa pelo veículo, teria que pagar também pelos 56 passageiros que nele estivessem. Esta é uma cobrança abusiva, proibida pela Agência Nacional de Transportes Aquariários”, explica Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.

Entenda 

A Agência Nacional de Transportes Aquariários (Antaq) por meio da Resolução no 1.274/2009, no artigo 28-A, impede a cobrança dos passageiros no uso da travessia das balsas:

Art. 28-A. A cobrança pelo transporte de veículos que operam em linhas regulares de transporte rodoviário se dará exclusivamente pelo veículo, não sendo permitida a cobrança dos passageiros separadamente.

Vale ressaltar também que no o artigo 39, V do Código de Defesa do Consumidor (CDC),  proíbe os fornecedores de exigirem do consumidor vantagem manifestamente excessiva.

Antaq confirma

Em contato com a Gerência de Regulação da Navegação da Antaq, a equipe de fiscalização do Procon Tocantins relatou o caso e a Agência reafirmou que a prática é abusiva e vedada.

“A cobrança é ilegal e abusiva. A Antaq afirmou que a empresa Pipes não pode e nem tem autorização da Agência para cobrar pelo ônibus e pelo os seus passageiros, independente de serem linhas de transporte regular ou não”, destaca Magno Silva, gerente de fiscalização.

Outra tentativa 

O Procon Tocantins informa que esta não é a primeira vez que a Pipes tenta cobrar uma tarifa individual de passageiros.

No ano de 2016, a empresa tentou implantar essa mesma cobrança, no valor R$ 2,04  de cada passageiro, e após intervenção do Procon Tocantins a mesma acabou suspendendo a cobrança.

Denuncie

O órgão de defesa do consumidor orienta que qualquer irregularidade encontrada,  deve ser denunciada por meio do Disque 151 ou pelo Whats Denúncia (63)99216-6840.

Redação

Recent Posts

Valorização que transforma: servidor comemora implantação de progressões e reconhecimento da carreira na rede municipal de Educação | Prefeitura Municipal de Palmas

Valorização que transforma: servidor comemora implantação de progressões e reconhecimento da carreira na rede municipal…

7 minutos ago

Educação Palmas abre temporada de mostras, saraus e cantatas que celebram encerramento do ano letivo 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação Palmas abre temporada de mostras, saraus e cantatas que celebram encerramento do ano letivo…

36 minutos ago

Palmas avança na modernização da gestão pública com adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas avança na modernização da gestão pública com adesão ao Programa Nacional de Gestão e…

55 minutos ago

Inscrições para microempreendedores da Vila Gastronômica do Natal Luz de Palmas começam nesta quinta-feira, 4 | Prefeitura Municipal de Palmas

Inscrições para microempreendedores da Vila Gastronômica do Natal Luz de Palmas começam nesta quinta-feira, 4…

2 horas ago

Passeio Ciclístico ‘Bora de Bike – Natal de Luz de Palmas’ segue com inscrições abertas | Prefeitura Municipal de Palmas

Passeio Ciclístico ‘Bora de Bike – Natal de Luz de Palmas’ segue com inscrições abertas…

2 horas ago

Após 15 anos de reivindicações, Prefeitura de Palmas realiza entrega da área de comércio ambulante de Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Após 15 anos de reivindicações, Prefeitura de Palmas realiza entrega da área de comércio ambulante…

2 horas ago