Categories: Estado

Entenda as novas regras de contagem de prazos com o Domicílio Judicial Eletrônico e o Diário da Justiça Nacional que entram em vigor dia 15/5


A partir de 16/5, todos os prazos processuais serão contados obrigatória e exclusivamente pelas publicações no Diário de Justiça Eletrônico Nacional ou pelo Domicílio Judicial Eletrônico. As outras comunicações passam a ser meramente informativas, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca centralizar e padronizar as comunicações processuais de todos os tribunais do país.

Clique aqui e confira o Comunicado do CNJ e como funcionará a contagem dos prazos processuais após o dia 16/5.


TJTO 
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) já se encontra integrado ao Domicílio Judicial Eletrônico e trabalha para concluir, até o dia 15/5, a integração plena ao Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN). Essa integração busca incorporar  avanços tecnológicos, padronizar procedimentos e facilitar a comunicação com os jurisdicionados.

Até essa data limite, o TJTO ainda pode realizar suas intimações eletrônicas utilizando o método anterior, conforme previsto no artigo 5º da Lei nº 11.419/2006.

De acordo com o CNJ, os tribunais que não estiverem integrados até o prazo estabelecido deverão certificar manualmente a contagem dos prazos para garantir que estejam alinhados com as normas estabelecidas pela Resolução nº 455/2022.  

A contagem dos prazos no novo sistema funcionará da seguinte forma: no caso de citações eletrônicas confirmadas, o prazo começará a correr no quinto dia útil após a confirmação.

Para pessoas jurídicas de direito público que não confirmarem a citação, o prazo inicia-se após dez dias corridos do envio. Já para pessoas jurídicas de direito privado, a ausência de confirmação exigirá nova citação, sob pena de multa.

Nas intimações feitas pelo DJEN, o prazo será contado a partir do primeiro dia útil após a data de publicação, que é considerada como o dia seguinte ao da disponibilização.

Se a intimação for realizada pelo Domicílio Judicial Eletrônico e for confirmada, o prazo começa no dia da confirmação, ou no dia útil seguinte, caso a confirmação ocorra em dia não útil. Quando não houver confirmação, o prazo tem início automaticamente dez dias corridos após o envio da comunicação.

 

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO lança a edição 2026 da campanha “Amor em Doação” no Dia Mundial de Combate ao Câncer

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça…

11 horas ago

Presidente do TJTO é homenageada com Colar do Mérito em Sessão Solene do TCETO

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, foi homenageada,…

12 horas ago

TJTO participa da primeira edição do projeto do TST “Cidadania Aqui Por Você” em Araguatins

A juíza diretora do Foro da Comarca de Araguatins, Nely Alves da Cruz, representou, nesta…

13 horas ago

Sebrae Tocantins participa da Jornada Nacional de Inovação da Indústria em Palmas | ASN Tocantins

Estão abertas as inscrições para a Jornada Nacional de Inovação da Indústria no Tocantins, que…

14 horas ago

homem é condenado a nove anos de prisão por assassinato após discussão em jogo de sinuca

Formado por juradas e jurados, o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da comarca…

15 horas ago

Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral do TJTO realiza primeira reunião de 2026

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação,…

17 horas ago