Categories: Palmas

Equipes técnicas da Ação Social recebem orientação sobre instrumentos de coleta da dados | Prefeitura Municipal de Palmas


Equipes técnicas da Ação Social recebem orientação sobre instrumentos de coleta da dados

Capacitação é voltada para servidores que atuam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social entre outros

As equipes que atuam nos serviços de média complexidade na Superintendência de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) participaram, nesta quinta-feira, 30, de uma capacitação sobre os instrumentos de coleta e armazenamento de informações. A capacitação é voltada neste primeiro momento para os servidores que atuam nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE/MA), que fica no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI).

“É uma forma da Semas garantir a padronização e a segurança da coleta de informações, subsidiando assim, o trabalho da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), sobretudo da vigilância socioassistencial e das instituições de pesquisa. Com este instrumental estamos também unificando as informações a serem repassadas para o Censo Suas e para o Registro Mensal de Atendimentos (RMA), ambos instrumentos de registro do governo federal”, explicou a superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Ramos Albuquerque.

Alguns exemplos de serviços de média complexidade são o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), o de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos  (Paefi) , o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, e Idosas e suas Famílias (Seid) e o Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio-Aberto (MSE/MA).

A próxima etapa da capacitação irá contemplar os servidores que atuam no nível de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, ou seja, dos serviços de acolhimento. “Em breve estaremos com todos os serviços de média e alta complexidade capacitados e produzindo registros qualificados dos atendimentos e acompanhamentos realizados pelos servidores do Suas”, destacou Marlucy Ramos.

 

 

Texto: Eliene Campelo/Semas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas
 

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

2 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

3 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

3 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

4 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

4 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

4 horas ago