Alunos e educadores das escolas do campo de Palmas vivem uma nova realidade quando o assunto é água potável. Graças a uma parceria entre a Prefeitura de Palmas e o Instituto BRK estão sendo implantados nessas unidades, por meio do projeto Fonte do Futuro, sistemas de abastecimento de água com tratamento adequado, proporcionando saúde e dignidade à comunidade escolar.
A Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Aprígio Thomaz de Matos foi a primeira a ter seu sistema entregue, com uma solenidade realizada na desta quarta-feira, 3, com as presenças do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, do CEO da BRK, Alexandre Thiollier, da secretária municipal da Educação, Anice Moura, representantes de instituições parceiras, servidores e estudantes.
O supervisor de laboratório da BRK, José Roberto Lins, explicou como se dá o tratamento da água. “O sistema tem um filtro de resina, no qual a água bruta básica, ao sair da caixa d’água, passa por ele. Depois passa por um sistema de desinfecção à base de hipoclorito e, na saída, é possível controlar o residual de cloro, a turbidez, a cor e os demais parâmetros. O sistema está operando com eficiência e a qualidade da água tem todos os requisitos preconizados pelo Ministério da Saúde”, explicou, adiantando que o projeto também está sendo implantado nas demais unidades do campo.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou a importância da ação para a comunidade escolar. “A entrega desta obra representa um grande avanço. A partir de agora esta escola passa a contar com água potável, algo essencial para a saúde e o bem-estar dos alunos e profissionais. Estar aqui hoje me emociona, porque esta escola já existia quando fui prefeito pela primeira vez. Tenho um carinho especial por essa comunidade e por isso faço questão de sempre trazer o melhor”, afirmou.
O CEO da BRK, Alexandre Thiollier, ressaltou o valor da parceria e da iniciativa. “Estamos trazendo algo tão importante, que é a água potável para essa escola na zona rural. Só temos a agradecer à parceria que viabilizou esse projeto”, disse. Já o diretor presidente da BRK, Cléber Renato, enfatizou a ligação entre sua formação e o trabalho desenvolvido. “Sou sanitarista de profissão, e poder juntar saneamento e educação é algo gratificante”, declarou.
A secretária da Educação de Palmas, Anice Moura, finalizou destacando o impacto do projeto para a escola. “Nossos estudantes merecem o melhor. Assegurar que eles tenham água de qualidade, reflete não só aprendizado, mas principalmente no futuro desses estudantes”, pontuou.
Texto: Vania Machado
Edição: Denis Rocha
1/1
1/1
Zeca Baleiro se apresenta na noite de abertura do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu FGT…
Ação Social intensifica aplicação de questionários do Programa BPC na Escola Levantamento busca identificar barreiras…
04/09/2025 - 00:14 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Danilo Forte, relator do projeto A Câmara…
03/09/2025 - 20:03 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Aluisio Mendes, relator do projeto A Câmara…
Em pronunciamento nesta quarta-feira (3), o senador Irajá (PSD-TO) afirmou que o estado do Tocantins,…
O Comitê Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO) segue acompanhando os desdobramentos do mutirão realizado…