Uma escola da rede municipal de ensino de Palmas está dando exemplo de cidadania e consciência ambiental com a realização da coleta seletiva de materiais recicláveis. A iniciativa é da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, no Distrito de Taquaruçu, sul de Palmas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), lá é desenvolvido o Projeto Amigos do Meio Ambiente, em parceria com o curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Cia Os Kaco e o Movimento Recicla Taquaruçu (vinculado ao Movimento Vida Viva Taquaruçu), e envolve estudantes, famílias e a comunidade do distrito.
A coleta ocorre duas vezes por semana, sempre às segundas e terças-feiras, quando materiais limpos e secos são entregues no portão da escola nos turnos da manhã e da tarde. A mobilização é feita pela própria direção do colégio, que mantém contato direto com as famílias, por meio de grupos de mensagens, sensibilizando sobre a importância da ação.
O material arrecadado é separado por categorias e levado à Cooperativa de Recicláveis (Cooperan), em Palmas, com apoio da Fundação de Meio Ambiente (FMA), responsável pelo transporte. O presidente da cooperativa, José Santana, destaca que a qualidade do material recebido impressiona. “É diferente do que a gente normalmente recebe, porque vem tudo limpinho e organizado.”
A professora Dani Rosante está à frente do projeto, que já contabiliza resultados expressivos. “Somente no primeiro semestre deste ano foram retiradas cerca de uma tonelada de recicláveis. É uma iniciativa que contribui não apenas para reduzir os impactos ambientais e prolongar a vida útil do aterro sanitário, mas também para fortalecer a renda de trabalhadores da reciclagem e ainda gerar economia para o Município e promover a consciência ecológica junto à comunidade”, destaca a professora.
Além da coleta seletiva, a Escola Municipal Crispim Alencar vem realizando outras atividades de sensibilização ambiental, como desfiles com roupas feitas de material reciclado, feira de ciências temática e apresentações artísticas. Essas ações tornam o aprendizado mais lúdico e envolvem toda a comunidade escolar. “Nós, da escola, precisamos dar o exemplo. Já não consigo mais jogar materiais recicláveis no lixo comum. Guardo e trago para a escola. É uma mudança de hábito que precisa ser coletiva”, destaca a diretora Cida Saraiva.
O projeto Amigos do Meio Ambiente tem sido desenvolvido há mais de dez anos. Agora, com novas parcerias e práticas permanentes, a iniciativa ganha força. “Com a participação ativa de estudantes, professores, famílias e parceiros locais, a coleta seletiva na Escola Crispim Pereira Alencar mostra que educação e consciência ambiental podem caminhar juntas, inspirando a formação de uma geração mais responsável e comprometida com o futuro do planeta”, finaliza a professora Dani Rosante.
Texto: Redação Semed
Edição: Juliana Matos
1/1
1/1
Prefeitura de Palmas promove arrecadação de ração e incentivo à adoção responsável durante a 2ª…
A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) tem reunião agendada para a terça-feira (2) com nove…
Em preparação para a 2ª edição do Pop Rua Jud, os membros do Comitê Regional…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca dignidade e sustentabilidade no 2º Fórum Fundiário do Tocantins Palmas…
Jurados avaliam pratos da Rota Gastronômica do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu Estabelecimentos participantes elaboraram…
Em reunião na quarta-feira (3), a partir das 11h, a Comissão de Fiscalização e Controle…